A verdade os libertará (João 8, 31-42)
16 de março de 2016Aquele que incomodava (João 10,31-42)
18 de março de 2016Jo 8,51-59
Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quem obedecer aos meus ensinamentos não morrerá nunca.
Então eles disseram:
_ Agora temos a certeza de que você está dominado pelo demônio! Abraão e todos os profetas morreram, mas você diz: “Quem obedecer aos meus ensinamentos não morrerá nunca. “ Será que você é mais importante do que Abraão, o nosso pai, que morreu? E os profetas também morreram! Quem você pensa que é?
Ele repondeu:
_ Se eu elogiasse a mim mesmo, os meus elogios não valeriam nada. Quem me elogia é o meu Pai, o mesmo que vocês dizem que é o Deus de vocês. Vocês nunca conheceram a Deus, mas eu o conheço. Se eu disser que não o conheço, serei mentiroso como vocês; mas eu o conheço e obedeço ao que Ele manda. Abraão, o pai de vocês, ficou alegre ao ver o tempo da minha vinda. Ele viu esse tempo e ficou feliz.
_ Você não tem nem cinquenta anos e viu Abraão? – perguntaram eles.
_ Eu afirmo a vocês que isto é verdade: antes de Abraão nascer, “EU SOU”! – respondeu Jesus.
Então eles pegaram pedras para atirar em Jesus, mas ele se escondeu e saiu do pátio do Templo.
Oração:
Neste tempo que nos resta da quaresma – tempo de conversão – peçamos a Deus que abra nossas mentes e corações para compreendermos e vivermos em profundidade a sua Palavra.
Esta passagem me mostra o quanto a Palavra é atual. Os judeus mais uma vez colocam Jesus à prova ao questionarem a sua autoridade.
_ Agora temos a certeza de que você está dominado pelo demônio! Abraão e todos os profetas morreram, mas você diz: “Quem obedecer aos meus ensinamentos não morrerá nunca. “ Será que você é mais importante do que Abraão, o nosso pai, que morreu? E os profetas também morreram! Quem você pensa que é? (Jo 8, 52-53)
Refletia sobre este questionamento dos judeus e, ao observar o cotidiano, percebo que também colocamos Jesus à prova quando condicionamos nossas ações às ações divinas, aos “milagres” que desejamos para nossas vidas. E, quando o ocorrido não corresponde ao que desejamos questionamos a autoridade de Jesus.
Um dia, uma senhora me contava que vem fazendo novenas, orações e penitências em intenção do filho que é alcóolatra mas que Deus ainda não havia atendido às suas preces. Ela então se perguntava se Deus havia se esquecido dela. Mas afirmou que iria continuar com as preces.
Ao ouvir esta senhora, refletia sobre as várias situações que vivemos e que esperamos uma resposta divina às nossas dúvidas, sofrimentos. Sinto que, de fato, não conhecemos a Deus e por isso permanecemos inseguros, com a sensação de que estamos sozinhos. Mas Jesus nos mostra que Ele é o caminho que leva a conhecer a Deus, ao afirmar:
“Vocês nunca conheceram a Deus, mas eu o conheço. Se eu disser que não o conheço, serei mentiroso como vocês; mas eu o conheço e obedeço ao que Ele manda.” (Jo 8, 55)
Jesus conhece e obedece a Deus!
Em Jo 8, 58 Ele diz: _ Eu afirmo a vocês que isto é verdade: antes de Abraão nascer, “EU SOU”!
Jesus é a presença viva de Deus em nosso meio. Através de Jesus podemos conhecer a Deus, guardando, meditando e vivendo os ensinamentos de Dele.
“Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quem obedecer aos meus ensinamentos não morrerá nunca.” (Jo 8, 51)
Ou seja, não só conheceremos a Deus mas teremos a vida eterna: “não morrerá nunca”.
Quais situações tenho vivido em percebo que tenho medo ou me sinto inseguro, desamparado?
Senhor, por que meu coração se angustia em determinadas circunstâncias?
Senhor, o que tem sido empecilho para que eu seja mais fiel aos seus ensinamentos, à Palavra de Deus?
Acolhe o que sou e o que tenho. Guia-me pelo caminho da fé.
Peçamos com confiança o auxílio do Espírito Santo para que nos acompanhe neste diálogo com Deus. Que Jesus nos aponte as atitudes que devemos ter para sermos fieis à Palavra de Deus. Amém.
Norma Parreiras da Silva – Família Missionária Verbum Dei – BH