Eu sou a ressurreição e a vida!
26 de março de 2023“Quando tiverdes elevado o Filho do Homem, então sabereis que eu sou”
28 de março de 202327 de março de 2023, Segunda-feira da 5ª semana da quaresma
Jo 8,1-11: Quem dentre vós não tiver pecado, seja o primeiro a atirar-lhe uma pedra.
Leitura: o que o texto diz?
O texto da mulher adúltera é mais uma tentativa daqueles que detinham o poder religioso de tramar contra Jesus, não importando a quem eles tivessem que prejudicar. Através de uma interpretação superficial da Lei, mas que atendia a seus interesses, queriam mostrar que Jesus poderia ser incoerente. Entretanto, na sua simplicidade, Jesus aponta a incoerência dos próprios escribas e fariseus: de que adianta condenar alguém pelos seus pecados? Será que não é muito mais importante lembrar que também é pecador e buscar a conversão?
Meditação: o que o texto me diz?
Nesse texto é comum que nos identifiquemos dos dois lados da história. Muitas vezes somos julgados e apedrejados por fatos que por vezes podem ser frutos das más decisões que fazemos da vida. Outras vezes somos orgulhosamente algozes do nosso próximo e nos arrogamos a capacidade de julgá-lo. Nas duas situações é possível encontrar Jesus serenamente nos conduzindo ao seu caminho: conversão é para todos. O Reino de Deus é a chance de voltarmos ao caminho da paz.
Oração: o que o texto me faz dizer?
Deus nos perdoa. Só ele é capaz de olhar dentro do nosso coração e julgar com a verdadeira justiça. Olhar pelos caminhos onde andamos, caminhos esses que muitas vezes são tortuosos. Só ele é capaz de nos conhecer de verdade e por isso nos ama como nós somos. Peçamos a Deus o seu olhar de bondade, a sua luz, o seu perdão para que possamos mudar de vida e não voltar a pecar, nem a julgar o nosso irmão.
Contemplação: o que o texto faz em mim?
Jesus olhava para o chão e ouvia em silêncio. Não tomara decisões precipitadas: somente ouvia. E quando levantou, foi para dar seu perdão. Fiquemos também em silêncio com ele. Deixemos ele falar sem palavras, com o amor, sentindo a verdadeira paz que somente ele pode nos dar.
Ação: o que o texto me leva a fazer?
Estou acostumado a julgar? Sou justo com os outros e comigo mesmo? Sou misericordioso? Essas questões juntamente com a luz do Evangelho de hoje são capazes de guiar a nossa ação daqui para frente. Viver com Jesus significa entregar a ele aquilo que não nos compete, porque confiamos no seu amor. Da mesma forma que ele nos perdoa, nós também precisamos perdoar o próximo.
João Victor Batista – Membro leigo do Instituto Religioso Nova Jerusalém. Mestrando em Economia pela Universidade Federal do Ceará.