Pedi e recebereis – Lc 11, 5-13
10 de outubro de 2013Fazei o que ele vos disser – Jo 2, 1-11
12 de outubro de 2013Naquele tempo, Jesus estava expulsando um demônio: Mas alguns disseram: ‘É por Belzebu, o príncipe dos demônios, que ele expulsa os demônios.’ Outros, para tentar Jesus, pediam-lhe um sinal do céu. Mas, conhecendo seus pensamentos, Jesus disse-lhes: ‘Todo reino dividido contra si mesmo será destruído; e cairá uma casa por cima da outra. Ora, se até Satanás está dividido contra si mesmo, como poderá sobreviver o seu reino? Vós dizeis que é por Belzebu que eu expulso os demônios. Se é por meio de Belzebu que eu expulso demônios, vossos filhos os expulsam por meio de quem? Por isso, eles mesmos serão vossos juízes. Mas, se é pelo dedo de Deus que eu expulso os demônios, então chegou para vós o Reino de Deus. Quando um homem forte e bem armado guarda a própria casa, seus bens estão seguros. Mas, quando chega um homem mais forte do que ele, vence-o, arranca-lhe a armadura na qual ele confiava, e reparte o que roubou. Quem não está comigo, está contra mim. E quem não recolhe comigo, dispersa. Quando o espírito mau sai de um homem, fica vagando em lugares desertos, à procura de repouso; não o encontrando, ele diz: ‘Vou voltar para minha casa de onde saí’. Quando ele chega, encontra a casa varrida e arrumada. Então ele vai, e traz consigo outros sete espíritos piores do que ele. E, entrando, instalam-se aí. No fim, esse homem fica em condição pior do que antes.’
A passagem mostra a dúvida dos presentes em relação à origem do poder de Jesus. E Jesus responde com a lógica: Os demônios lutam contra outros, não lutam entre si. Mas os presentes ainda esperam um sinal dos céus.
Reconhecia nessa passagem a minha falta de fé, muitas vezes. Assim como os contemporâneos de Jesus, muitas vezes vejo maldade até no que é bom! Vivemos desconfiados. Ou vivemos sabotando o que é bom porque, no fundo, não desejamos a mudança tanto assim…
Jesus diz que se é pelo dedo de Deus que Ele expulsa demônios (e se estamos aqui, orando com Jesus, é porque acreditamos nisso) , então chegou para nós o Reino de Deus. O que me impede de ver esse Reino que já chegou? Será que quero mesmo que esse Reino chegue? O Reino de Deus é o Reino da Justiça, da Igualdade, da Solidariedade, do Serviço. Muitas vezes sinto que quero que o Reino venha, mas desde que eu não perca meus privilégios… Será que quero mesmo ser igual? Será que quero mesmo que todos gozem dos mesmos direitos que eu?
E quanto a isso, Jesus é muito claro: Quem não recolhe comigo, dispersa. Quem não é totalmente honesto, é desonesto. Quem não optou radicalmente pela Justiça, optou pela injustiça. Se a minha opção pelo Reino, pelo Amor, pela Paz, pela Igualdade, não é radical, não permeia todas as dimensões da minha vida, eu não recolho com o Senhor, espalho. Não estou com o Senhor, estou contra Ele.
Que a oração de hoje possa ser oportunidade para reconhecer o dedo de Deus em nossa vida, no nosso dia-a-dia, e que no encontro profundo com Ele possamos optar verdadeiramente pelo Reino, com todas as consequências que isso traz.
Pollyanna Vieira – Família Missionária Verbum Dei