
Sem amor, não há sentido para o cumprimento da lei
28 de fevereiro de 2025
“Não existe árvore boa que dê frutos ruins”.
2 de março de 2025
1º de março, Sábado, 7ª Semana do Tempo Comum.
Orientações gerais para navegar na Palavra de Deus:
- Escolha um lugar apropriado para a oração e uma posição corporal que mais lhe ajude. Desligue o celular e cuide para não ser interrompido(a).
- A ambientação ajuda a rezar: disponha no espaço uma vela e a Bíblia.
- Pacifique-se através do silêncio interior e exterior. Para isso, ajuda respirar profundamente várias vezes, de maneira pausada. Talvez uma música ambiente bem baixinha ajude a criar um clima de oração. Faça o sinal da Cruz.
- Tome consciência de que você está acolhendo a presença de Deus como amigo; invoque sempre o Espírito Santo para que ele te conduza nos passos da Palavra.
- Permita que o evangelho de hoje ilumine o seu dia e provoque em você uma busca sincera e constante de Deus.
Leia o evangelho de Marcos 10,13-16
Leitura: o que o texto diz?
Nas palavras e na prática de Jesus vemos o Reino de Deus acontecendo, ele dá preferência aos pequenos, aos mais frágeis e desprotegidos. Esta realidade é percebida de uma maneira muito especial no Evangelho de hoje, através da acolhida e da atenção para com as crianças que de Jesus se aproximavam para serem por Ele abençoadas.
Meditação: o que o texto me diz?
No evangelho de hoje as crianças se contrapõem ao grupo dos fariseus, escribas e doutores da lei, que geralmente procuravam se aproximarem de Jesus com outras intenções. As crianças representam o fraco, o pequeno; não tem pretensões sociais: são simples, gratuitas, não tem poder nem ambições. A sua relação com Jesus é de gratuidade. Jesus as acolhem, mesmo que os discípulos tentem impedir. A criança é o símbolo do pobre marginalizado, que está vazio de si mesmo, pronto para receber o Reino.
Oração: o que o texto me faz dizer a Deus?
Peça ao Senhor a abertura necessária para acolher o Reino que se manifesta nos gestos simples e pequenos do cotidiano.
Peça a Ele a graça de também se aproximar dos simples e pequenos, sendo com eles uma presença comprometida no caminho do amor e da gratuidade. Peça especialmente para que o Papa Francisco recupere sua saúde.
Contemplação: o que o texto faz em mim?
O Reino não é para os arrogantes, para os que se acham merecedores. O Reino é para aqueles que são como crianças, e ser como criança requer humildade e abertura de coração. Você tem procurado se aproximar de Jesus com humildade e com o coração aberto? O que significa para você ser como criança para fazer parte do Reino de Deus?
Ação: como agir a partir deste evangelho?
Faz-se necessário acolher o Reino como uma criança, de coração despojado, humilde e pequeno, disposto a acolher a graça do Reino como um presente.
Equipe Lectionautas