O que Deus uniu o homem não separe!
24 de maio de 2024Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo!
26 de maio de 202425 de maio, sábado, 7ª semana do Tempo Comum
Inicie com uma oração ao Espírito Santo.
Sinta a presença do Espírito do Ressuscitado. Ele guiará teus passos.
Leia o Evangelho de Mc 10,13-16
Leitura: O que o Texto diz?
O evangelista Marcos nos apresenta hoje, uma atitude belíssima de Jesus. Na narrativa do evangelho Jesus surpreende aos seus discípulos ao se deixar tocar pelas crianças, o que não era muito comum, naquela época. Dizia: “Deixe as crianças virem a mim, delas é o Reino de Deus”. Jesus acolhia as crianças, impunha as mãos sobre elas e as abençoavam.
Meditação: O que o texto diz para mim?
Jesus, ao acolher as crianças, ele o fazia, não para aparecer, nem para conquistar votos, como fazem nossos políticos. Em sua atitude, o que se via era a manifestação do Reino de Deus do jeito que ele pregava. Um Reino sem exclusões. Os discípulos não compreendiam o que Jesus dizia sobre as crianças, aliás, eles a repreendiam por se aproximar de Jesus, mas o que Jesus ensinava, apresentando as crianças como modelo da manifestação do Reino de Deus, era que para ter a pertença no Reino era necessário ter o coração puro e simples como ao de uma criança. Um espírito alegre e generoso para amar e acolher a todos.
Oração: O que o texto me leva a falar com Deus?
O que podemos agradecer a Deus. O que podemos pedir? (silêncio). Senhor, dê-nos um coração puro, alegre e cheio de amor para amar aos outros como irmãos.
Contemplação: O que o texto me leva a experimentar?
É preciso conhecer Jesus, conhecer suas palavras de amor para compreender o que ele quer nos transmitir. Sua mensagem é profunda. Éle é o amor. Ele é o caminho, a verdade e a vida. Ele nos convida a viver esse amor, simplesmente amando o próximo de nós.
Ação: O que o texto me pede para viver no dia-a-dia?
Após esse encontro amoroso com o Deus da Palavra que é vida, procuro viver a vida procurando seguir os passos de Jesus. Mantenho o firme propósito de anuncia-lo aos outros para que seja conhecido.
Neuza Silveira de Souza. Membro da Comissão de Catequese do Regional Leste II e Coordenadora do SABIC- Sec. Arquidiocesano Bíblico-Catequético de Belo horizonte.