Pedi e recebereis…
10 de outubro de 2024“Fazei tudo o que ele vos disser”
12 de outubro de 202411 de Outubro, 6ª feira, 27ª semana do Tempo Comum
Procure um lugar confortável. Faça silêncio para escutar a Palavra.
Peça ao Espírito Santo que ilumine os passos da sua oração.
Leia o evangelho de Lucas 11,14-26
Leitura: o que o texto diz?
No Evangelho de hoje Jesus, utilizando seu poder que vem de Deus, expulsa um espírito impuro que roubava a liberdade do ser humano, proporcionando a ele a cura desse mal. Muitos não entenderam. Outros pediam-lhe um sinal do céu.
Meditação: o que o texto me diz?
No tempo de Jesus, muitas vezes era difícil para os discípulos entenderem os ensinamentos dele. Muitas vezes, embora tenhamos o Espírito de Deus em nós, também temos dificuldades de entender as palavras do Evangelho; de trazer para a nossa realidade os ensinamentos de Jesus. Precisamos pedir ao Espírito Santo que ilumine nossas mentes, e não nos deixar confundir Jesus com o espírito do mal, o Beelzebu.
Oração: o que o texto me faz dizer?
Peça sempre ao Senhor que lhe envie o Espírito Santo para que possas compreender as Palavras de Jesus fazendo um bom discernimento. Peça ao Senhor que lhe dê a graça de caminhar com Ele, compreender suas palavras, confiar que ele pode curar-nos de todos os males. Peça pela paz no mundo.
Contemplação: o que o texto faz em mim?
Que evidências você encontra de que o Reino de Deus está aqui e agora? Como vives a sua construção, ativa e comprometidamente, aqui e agora?
Ação: como agir a partir deste evangelho?
No tempo de Jesus, a mudez, como outras enfermidades, era considerada possessão demoníaca. O mal impede as pessoas de falar, de falar bem. O mal distorce e perverte a linguagem do ser humano. A Palavra foi dada por Deus ao ser humano para que ele fale ao seu Criador, mas ela pode causar divisões quando mal utilizada. Precisamos estar atentos, pois é o Espírito Santo de Deus que habita em nós. Diz a música “PALAVRA NÃO FOI FEITA”
Palavra não foi feita
Para dividir ninguém.
Palavra é uma ponte
Onde o amor vai e vem,
Onde o amor vai e vem.
Palavra não feita para semear
A dúvida, tristeza ou o mal-estar
Destino da Palavra é a construção
De um mundo mais feliz e mais irmão.
Equipe Lectionautas