
“Se alguém quiser ser o primeiro, que seja o último e o serve a todos”
25 de fevereiro de 2025
O cuidado com os pequeninos…
27 de fevereiro de 2025
26 de fevereiro, 4ª feira, 7ª Semana do tempo Comum
Orientações gerais para navegar na Palavra de Deus:
- Escolha um lugar apropriado para a oração e uma posição corporal que mais lhe ajude. Desligue o celular e cuide para não ser interrompido(a).
- A ambientação ajuda a rezar: disponha no espaço uma vela e a Bíblia.
- Pacifique-se através do silêncio interior e exterior. Para isso, ajuda respirar profundamente várias vezes, de maneira pausada. Talvez uma música ambiente bem baixinha ajude a criar um clima de oração. Faça o sinal da Cruz.
- Tome consciência de que você está acolhendo a presença de Deus como amigo; invoque sempre o Espírito Santo para que ele te conduza nos passos da Palavra.
- Permita que o evangelho de hoje ilumine o seu dia e provoque em você uma busca sincera e constante de Deus.
Leia o evangelho de Marcos 9,38-40
Leitura: o que o texto diz?
-“Mestre, vimos um homem expulsar demônios em teu nome.
Mas nós o proibimos, porque ele não nos segue.”, disse João a Jesus no evangelho de hoje. A atitude de João, aparentemente zeloso pelo seguimento do Mestre, esconde ciúmes, inveja e desejo de poder. O discípulo não está de fato preocupado com o bem que a fé pode fazer, mas com os privilégios pessoais que ela pode favorecer.
Meditação: o que o texto me diz?
Não é de hoje que queremos ter a prerrogativa da verdade. Em nome de Deus, nos arvoramos em juízes dos outros e condenamos aqueles que não rezam na nossa cartilha, que não fazem parte da nossa comunidade eclesial. João quer proibir um homem de agir em nome de Jesus, simplesmente “porque ele não nos segue”, afirma o evangelista. A resposta de Jesus é clara: “Quem não é contra nós, é a nosso favor”. Há muitas formas de seguimento da verdade e a nossa não é a única. Todas elas são válidas e todas ajudam a fazer acontecer o Reino de Deus.
Oração: o que o texto me faz dizer a Deus?
Peça ao Senhor que te ilumine no caminho da acolhida, do respeito a quem pensa diferente e até reza diferente de nós. Peça pela paz no mundo, também pelo Papa Francisco.
Contemplação: o que o texto faz em mim?
Para ser missionário de Jesus, é preciso lutar contra a mesquinhez e contra os reducionismos religiosos. É necessário ter coragem para ver que não somos os donos da verdade e para admitir que fazer o bem não é uma tarefa só nossa. Como você tem agido diante da diversidade religiosa de nosso tempo? Você tem tido uma atitude reducionista e preconceituosa como o discípulo João ou tem se aberto para acolher o outro e seu modo de crer como fez Jesus?
Ação: como agir a partir deste evangelho?
“Quem não é contra nós, está a nosso favor”, disse Jesus a João. Reze ao Pai para que tenha um coração acolhedor e bondoso, capaz de reconhecer no outro e nas outras formas de crer a presença do Deus da vida. Peçamos com confiança a força de seu Espírito para converter nossos corações.
Deus, Pai de Jesus e nosso Pai,
Por que nosso coração se fecha em egoísmo e arrogância?
Por que não vemos no outro a tua ação amorosa contra o mal?
Por que queremos ter o monopólio da verdade,
Quando teu filho Jesus, nosso mestre,
Nos ensinou a fazer diferente?
Dá-nos teu Espírito, ó Deus de amor,
Pois, quando excluo e discrimino pessoas de outras crenças,
Sou eu quem me desvio do caminho de Jesus,
Sou eu quem me oponho ao seguimento do teu Filho.
Equipe Lectionautas