“Feliz és tu, Simão…”
22 de fevereiro de 2022“Mas se o sal se tornar insosso, com que lhes restituireis o tempero?”
24 de fevereiro de 20224ª-feira da 7ª Semana Do Tempo Comum
23 de Fevereiro de 2022
“Quem não é contra nós é a nosso favor”
Mc 9,38-40
Leitura: o que o texto diz?
No breve texto do evangelho de hoje vemos um episódio um tanto audacioso da parte dos discípulos. Tendo visto um homem expulsando demônios, os discípulos o repreendem por tal atitude usando como justificativa o fato dele não pertencer ao grupo dos que seguiam Jesus. João é “porta voz” da notícia para Jesus, que por sua parte repreende os discípulos dizendo: “Não o proibais, pois ninguém faz milagres em meu nome para depois falar mal de mim. Quem não é contra nós é a nosso favor”. O texto bíblico é sempre rico em detalhes e sua mensagem ultrapassa o tempo e espaço, apesar de ser um trecho bem curto, possui elementos muito importantes. Você é convidado(a) a reler o evangelho de hoje com bastante atenção e observar o que ele diz.
Meditação: o que o texto me diz?
O evangelho de hoje nos faz refletir acerca de nossa postura enquanto seguidores de Jesus. Nos consideramos parte de um grupo seleto ou temos nos portado com humildade e zelo? Acompanhado desse evangelho a primeira leitura vem nos alertar sobre a necessidade de fazermos o bem diante daquilo que nos foi confiado, sem nos apegarmos a espera de situações favoráveis ou a ordens dadas por alguém. Talvez, a postura daquele homem que nos aparece no texto de hoje venha nos fazer perceber que ao longo de nossa caminhada seja na Igreja ou fora dela, nos deparamos com pessoas que cumprem o mandato de Jesus, contudo, não foram introduzidas em um engajamento pastoral ou algo do tipo. Nós, em contrapartida, ativos no trabalho pastoral, barramos a graça divina por estarmos envolvidos no legalismo que muitas vezes mais nos afasta que nos aproxima do Reino de Deus. O que mais o texto de hoje te diz? Que frases, pensamentos ou atitudes você considera relevantes nesse texto. Abra seu coração e sua compreensão à mensagem do evangelho.
Oração: o que o texto me faz dizer a Deus?
Por muitas vezes nos comportamos como os discípulos, envolvidos por uma certa vaidade. Temos comportamentos egoístas que barram nossa atenção diante de Jesus. Em um diálogo fiel e cheio de confiança diga a Jesus os sentimentos do seu coração, os desejos que essa Palavra suscita em você, o que gostaria de compartilhar com Jesus. Seja sincero com o Senhor e corresponda a esse diálogo amoroso com disponibilidade e humildade.
Contemplação: o que Deus, através do texto faz em mim?
Como é maravilhoso perceber que Jesus não se deixa vencer por nossa vaidade, por nosso egoísmo e por nossas posturas preciptadas. Jesus realiza obras que ecoam ao longo do tempo e das situações em nossa história, porque nos chama para sermos verdadeiramente seus. A Palavra de hoje deseja produzir frutos no seu coração e na sua história. Por isso, como estiver, pare por um momento, note que com uma simples palavra Jesus veio hoje consertar o seu coração, te orientar e amar, te fazer se comprometer e a se sensibilizar…De tantas coisas, contemple agora, de modo bem particular o que Deus realizou em por meio do texto bíblico.
Ação: que gestos concretos a Palavra de Deus em impulsiona a fazer?
Iluminado (a) pelo evangelho de hoje, faça uma pequena lista com ações concretas que você pode realizar ao longo dessa semana ou desse mês. Note que o convite do evangelho está direcionado a necessidade anunciar o Reino de Deus com o coração livre e sempre unido a Jesus, realizando a obra de amor que Ele quer.
Kelviane Pontes Vieira – Leiga consagrada da Nova Jerusalém. Formada em Serviço Social – UECE – Especialista em Bíblia- Faculdade Católica de Fortaleza. Bacharelanda em Teologia- Faculdade Católica de Fortaleza. Residente em Maracanaú-Ce.