“Ele foi e começou a proclamar”
30 de janeiro de 2023“Que sabedoria é esta que lhe foi dada?”
1 de fevereiro de 202331 de janeiro/2023, Terça-feira da 4ª Semana do Tempo Comum
(Mc 5, 21- 43) “quem me tocou ?”
Leitura: o que o texto diz?
O evangelho de Marcos é marcado pelas curas e exorcismos que acontecem no decorrer de todo o evangelho. Nesta passagem do evangelho de Mc 5, 21-43 não é diferente. Temos no texto, dois fatos que acontecem paralelamente, ambos precisam de uma atenção focada e acentuada. Uma é a mulher que se encontra com hemorragia e outra é a filha de Jairo, que padece antes que Jesus pudesse vê-la. Na primeira sena, a mulher toca em Jesus, na segunda, o mestre vai ao encontro da criança. Ambas, logo após, são restituídas a saúde de cada uma delas.
Meditação: O que o texto me diz?
Podemos ver que na sena do texto, acontece que tanto a fé da mulher, como a fé do pai da criança, toca Jesus profundamente. Ou seja, a fé na pessoa do filho de Deus é o que gera reação forte e presente na vida do ser humano. Jesus assim diz: “mulher, tua fé te salvou”. Meditemos, portanto, na profundidade que é a fé, clamando ao Senhor pelo Dom da fé, sem a mesma, não conseguimos tocar em Jesus e deixar ser tocado por ele.
Oração: O que o texto me faz dizer?
Convido a você a rezar com a sagrada escritura e se colocar na pessoa dos agentes, daqueles que ali prestam atenção em toda a realidade. Com tudo aquilo que temos e somos, peçamos ao senhor seu auxílio, sua força em meio ao desespero, o choro, a fraqueza, quando nos sentirmos impotentes é ali que precisaremos saber que tem alguém que olha por nós. Assim penetraremos no mistério de Deus.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
Entremos em contemplação com essas partes do texto. Jesus vai ao encontro da filha de Jairo, e chama a menina “talitha qum” que quer dizer em aramaico, menina, levanta-te. O Senhor nos convida a levantarmos daquilo que nos prende. O senhor nos chama para a vida em plenitude, a estarmos saudáveis no seu espírito, e temos que ter de maneira intensa a força nesse caminho que é Jesus.
Ação: O que esse texto me faz agir?
O texto nos convida a um verdadeiro encorajamento, para que mesmo em meio ao desespero e falta de perspectiva, tenhamos um encontro na água viva que não se esgota, que é Jesus. Ele é a força que nos dirige no trabalho cotidiano em meio aos estudos, família, pastoral e etc. Devemos sempre ter um olhar clínico de como esta nossa saúde em todos os aspectos, para assim ir ao encontro Senhor.
Ir. Gerfeson Moura,INJ – Membro do Instituto Religioso Nova Jerusalém. Graduando em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mora em Fortaleza-CE.