Crítica aos escribas e a oferta da Viúva
5 de junho de 2021Bem-aventurados sois vós
7 de junho de 2021Domingo, 06 de junho de 2021.
Mc 3,20-35 – Quem faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe.
Leitura: O que o texto diz?
Jesus reunia tantas pessoas ao seu redor que Ele e os seus discípulos nem tinham mais tempo para se alimentar. Ao saber disso, seus próprios parentes achavam que Ele estava fora de si. Já os mestres da Lei diziam que Ele estava possuído pelo demônio. Mas Jesus explicou que se um reino, uma família ou até Satanás se dividem contra si mesmos, não poderão manter-se. E acrescentou que todo pecado será perdoado aos homens, mas quem blasfemar contra o Espírito Santo nunca será perdoado. Nisso chegaram sua mãe e seus irmãos, mas como não conseguiram entrar na casa onde ele estava, mandaram chamá-lo. Jesus, aproveitando essa situação, estendeu seus laços fraternos e ensinou que sua mãe e seus irmãos são aqueles que fazem a vontade de Deus.
Meditação: O que o texto me diz?
O Evangelho nos apresenta diversos tipos de atitude diante de Jesus:
– Pessoas reunidas ao seu redor para ouvir suas palavras;
– Parentes achando que Ele estava fora de si;
– Mestres da Lei dizendo que Ele estava possuído por Belzebu.
E nós, você e eu, em que grupo estamos? Será que somos aqueles que fazem a vontade de Deus e por isso somos considerados por Jesus como membros de sua família? Ou achamos que Jesus é um louco ou possuído pelo demônio? Que tipo de posicionamento temos assumido diante de Jesus e do Evangelho?
Oração: O que o texto me faz dizer a Deus?
Senhor Jesus, queremos nos colocar sempre ao seu redor, para ouvir e acolher sua Palavra de vida e anunciá-la a todos que passarem pelo nosso caminho. Queremos estar tão próximos de Ti que os laços de fraternidade contigo e com os outros sejam sinal visível de teu Reino para toda a humanidade.
Contemplação: O que Deus, através do texto, faz em mim?
O Senhor nos enche do desejo sincero de aumentar cada vez mais a proximidade com Ele, para acolher sua Palavra, a tal ponto de passar a fazer parte de sua família. Somos motivados a buscar em Maria o exemplo daquela que soube fazer a vontade de Deus em todas as circunstâncias.
Ação: O que o texto me impulsiona a fazer?
A partir desse Evangelho somos impulsionados a intensificar a busca pela Palavra de Deus, a fim de torná-La fonte que nos direciona a fazer em tudo a vontade do Senhor. Queremos estar cada dia ao redor de Jesus, na Palavra, na Eucaristia, na comunidade. Desejamos tornar concreto no cotidiano aquilo que Maria orientou com tanta sabedoria nas bodas de Cana: “fazei tudo o que Jesus vos disser”.
– Flávia Carla Nascimento (Instituto Secular Servas de Jesus Sacerdote) – coordenadora Diocesana da Animação Bíblico-Catequética da Diocese de Ponta Grossa (PR) e integrante da Equipe Regional da Animação Bíblico-Catequética do Regional Sul II.