A abertura ou o fechamento do nosso coração
27 de janeiro de 2025O Semeador saiu a semear…
29 de janeiro de 202528 de janeiro, 3ª feira, Memória de Santo Tomás de Aquino
Encontre um lugar, uma posição e um tempo para a oração.
Permita que o evangelho de hoje ilumine o seu dia e provoque em você uma busca sincera e constante de Deus.
Peça ao Espírito Santo que te conduza nos caminhos da Palavra.
Leia o evangelho de Marcos 3,31-35
Leitura: o que o texto diz?
O Evangelho de hoje nos coloca uma pergunta: como pertencer à família de Jesus? Somos todos convidados a fazer parte da família de Jesus; ser da família não nos permite ficar do lado de fora, mas sim, sentados ao seu redor, ouvindo a palavra e praticando-a para assumir a mesma missão de Jesus Cristo. Deixe que o Evangelho penetre e ilumine todas as dimensões de sua vida e lhe ajude a viver a alegria de ser cristão.
Meditação: o que o texto me diz?
Troquemos os termos “mãe e irmãos de Jesus” por catequista, ministro da Eucaristia ou qualquer outro compromisso que você tenha atualmente na comunidade cristã. No entanto, escutaremos do próprio Mestre que não são esses títulos meramente que nos tornam parte de sua família. Antes, é preciso nos abrir a vontade de Deus e a colocar em prática. Só assim estaremos verdadeiramente próximos a Jesus. Deixe que a Palavra possa alcançar seu coração e a contemple em sua vida.
Oração: o que o texto me faz dizer a Deus?
Agradeça a Deus por te possibilitar fazer parte da família dos seus filhos e filhas com a missão de servir com amor. Que seja renovado o seu sim para fazer a vontade de Deus. Peça pela paz no mundo e no seu coração.
Contemplação: o que o texto faz em mim?
A partir da mensagem do evangelho reflita: Tenho agido automaticamente no meu relacionamento com Jesus? Acredito que Deus deve sempre estar comigo em troca das atividades? Tenho permitido que Deus me surpreenda ou já sei tudo o que ele pode fazer por mim?
Ação: como agir a partir deste evangelho?
Jesus mais uma vez nos desestabiliza, mas com o desejo de nos estabilizar novamente. Nosso relacionamento com Deus não pode entrar em dinâmicas automáticas, pois Ele sempre nos chama a ir além do que já fizemos hoje. Se falta essa escuta atenta, acabamos nos afastando do Deus verdadeiro, mesmo que nunca tenhamos saído da Igreja. “Quem faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe.” Cabe a nós respondermos todo dia: eis-me aqui Senhor!
Equipe Lectionautas