Confiar na providência de Deus
23 de setembro de 2020“…É o Cristo de Deus”
25 de setembro de 202024/092020
Lc 9,7-9. – “Quem é Jesus”
Leitura: o que o texto diz?
A grande pergunta do Evangelho de hoje é: Quem é Jesus? E as respostas são muitas: seria João, seria Elias ou um dos profetas veterotestamentário. O autor do Evangelho deseja ressaltar a importância de Jesus em sua época. Todos querem saber quem é o Nazareno, de onde veio por que faz tantos milagres e prodígios; e esse interesse vem do tetrarca Herodes que também deseja saber quem é Ele, e o texto explicita a vontade de Herodes de ver Jesus. Jesus, o Filho de Deus, é uma figura enigmática e ao mesmo tempo carregava uma aura de bondade e compaixão que atraia as pessoas para si.
Meditação: o que o Senhor me diz por meio da Palavra?
Nosso texto é pequeno, apenas 3 versículos. A pergunta central é: quem é Jesus? Figura enigmática que atraia a atenção dos pequenos e dos grandes do povo. Todavia, Ele veio para os pobres e pequenos e não para os grandes. A sua personalidade intrigava os grandes do povo: Herodes, Pilatos, sacerdotes, fariseus, doutores da lei. Os pobres o acolhiam como o Messias de Deus, Aquele que vindo da parte de Deus, deseja acolher a toda ovelha perdida com o carinho e o cuidado de um bom pastor. E você o que diz? Quem é Jesus?
Oração: o que o texto me faz dizer a Deus?
E agora, nesse encontro pessoal com o Mestre você vai dizer pra Ele qual o papel que Ele ocupa em sua vida. Fale da importância que Ele teve, tem e terá em sua vida. Relembre seu primeiro encontro com Jesus, a sua primeira experiência com o Ressuscitado, quem é Ele pra você.
Contemplação: o que Deus, através do texto, faz em mim?
Ele agora vai te falar o que você representa para Ele. Jesus vai te lembrar que te ama tanto que por você Ele foi pregado e morto numa cruz; sofreu toda espécie de humilhação, morte inglória, dores imensuráveis. Tudo isso Ele passou por ti, para ti salvar, para te presentear com a vida eterna.
Ação: que gestos concretos a Palavra de Deus me impulsiona a fazer?
O mínimo que podemos fazer para lhe retribuir tanto amor é dando testemunho desse Jesus. É mostrar esse Jesus a todas as pessoas. O cristão é convidado a transbordar Jesus por todos os poros; é ser esse novo Jesus que quer levar um olhar e um abraço de conforto a todo o pequenino que sofre fome, violência, injustiça, opressão diante de um mundo cheio de poderosos que dizem conhecer e seguir Jesus. Mas, só conhece Jesus e o segue quem se compadece dos invisíveis da nossa sociedade. Você conhece Jesus?
Ir. Ana Lucia Alencar de Souza, nj
Graduada em Teologia e Especialista em Bíblia (Faculdade Católica de Fortaleza).Coordenadora da Comissão Bíblica da Arquidiocese de Teresina- PI