Os filhos deste mundo são mais espertos do que os filhos da luz.
5 de novembro de 2021Bem-aventurados…
7 de novembro de 202106 de novembro, Sábado da 31ª Semana Do Tempo Comum
Evangelho – Lc 16,9-15
Leitura: O que o texto diz
Jesus está ensinando seus discípulos sobre o uso do dinheiro. O Senhor está condenando o dinheiro fruto da injustiça. Quem é honesto acaba sendo fiel nas pequenas coisas, gerando justiça e fraternidade. Não só as riquezas, mas os dons devem ser compartilhados uns com os outros. Assim, não há espaço para o serviço ao dinheiro, mas sim, para o serviço a Deus que conhece o coração de cada um. Jesus também nos ensina a sermos fiéis nas pequenas e grandes decisões e escolhas que fazemos a cada momento.
Meditação: O que o texto me diz
Jesus ensina-nos a fazer bom uso das riquezas: elas podem e devem servir para a nossa salvação e a dos nossos irmãos. Temos a preocupação de utilizar os bens de acordo com os critérios que Jesus nos recomenda? Jesus também nos ensina a sermos fiéis nas pequenas decisões e escolhas que fazemos em cada momento. Ter uma atitude de honestidade, verdade e desprendimento, porque não se pode seguir a Deus e não seguir os seus critérios.
Oração: O que o texto me faz dizer
Jesus nos ensina a fazer bom uso das riquezas, que podem e devem servir para a nossa salvação e a dos nossos irmãos. Peça ao Senhor a graça de saber dar justo destino aos bens que você dispõe. Peça também que o ajude a ser honesto, desprendido e fiel aos valores que ele nos propõe.
Contemplação: O que o texto faz em mim
“Quem é fiel nas pequenas coisas será fiel também nas grandes”, diz o evangelho de hoje. Os tempos são exigentes, mas não estamos sozinhos. Deus está conosco sustentando nossa caminhada para sermos fieis a cada dia nas pequenas coisas. Diz Santa Teresa de Calcutá:
“Não precisamos realizar grandes obras a fim de mostrarmos um grande amor por Deus e pelo próximo. É a intensidade do amor que colocamos em nossos gestos que os torna algo especial para Deus e para os homens.”
“Espalhe o amor por onde você for: antes de tudo, em sua própria casa. Dê amor a seus filhos, sua esposa ou seu marido, a um vizinho próximo… Não permita jamais que alguém se aproxime de você sem viver melhor e mais feliz. Seja a expressão viva da bondade de Deus; bondade em seu rosto, bondade em seus olhos, bondade em seu sorriso, bondade em sua terna saudação. Seja fiel nas pequenas coisas porque é nelas que mora a sua força!”
Ação: O que o texto me faz agir
Que em cada coisa do nosso dia-a-dia possamos viver a fidelidade aos valores que Jesus nos propõe. Pedir cotidianamente essa Graça: a de saber dar o justo destino aos bens de que dispomos. Não ser escravo das coisas.
Equipe do Lectionautas