O Reino de Deus é como quando alguém espalha a semente na terra…
28 de janeiro de 2022“Em verdade vos digo que nenhum profeta é aceito em sua própria terra”
30 de janeiro de 2022Leitura Orante de 29 de janeiro de 2022. Mc 4, 35-41.
“Quem é este, que até o vento e mar lhe obedecem?”
Iniciemos a Lectio de hoje com instantes de silêncio e quietude, de forma a acalmar corpo e coração.
Faça várias respirações profundas, prestando atenção na inspiração, e repita o nome Jesus a cada uma delas. Mantenha-se concentrado na inspiração e na oração do nome de Jesus, de olhos fechados, até que sinta desligado de tudo que lhe é exterior.
Agora invoque a Trindade: em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Invoque o Espírito Santo, que ilumina e abre nossa mente e coração ao entendimento da Palavra de Deus.
O texto de hoje é continuidade dos anteriores no capítulo 4 do Evangelho segundo Marcos, que na sua primeira parte se volta a responder à pergunta: quem é Jesus? Nos textos dos dias anteriores Jesus tinha seus discípulos ao redor, em meio à multidão, e lhes ensinava sobre o Reino de Deus, inclusive com parábolas. Hoje o texto fala de uma experiência dos discípulos com Jesus num barco.
1- Leitura: o que o texto diz?
Conhecer bem o texto, o que ele realmente diz, é fundamental para todas as etapas posteriores da Leitura Orante. Busque responder à pergunta: O que o texto diz?
Faça uma primeira leitura em voz alta, pausada. Ler Mc 4, 35-41.
Faça, agora, uma segunda leitura, silenciosa, prestando atenção nos detalhes. Observe informações sobre local, hora dos eventos; os personagens, as ações e falas de cada um deles; os conflitos/diferenças ou coincidências entre eles; os comentários do narrador, etc.
Ler Mc 4,35-41
2- Meditação: O que o texto diz para mim?
Nesse passo da Leitura Orante o objetivo é responder o que o texto diz a cada pessoa. Para isso cada pessoa tem sua forma de perceber o que o texto diz para si.
Duas formas são comuns nessa etapa. Uma privilegia o que chamou a atenção no texto. Podem ser palavras, versículos, trecho, uma ação, um comentário, etc. E conhecer o por que lhe chamou a atenção.
Outro modo é interrogar o texto, e ir descobrindo o que ele lhe diz. Esse é mais demorado, mas pode ser interessante a algumas pessoas. Sendo esse seu caso, vamos interrogar o texto.
A cena da narrativa se passa ao cair da tarde, portanto início da noite. Jesus pede a seus discípulos que passem a outra margem do lago, após despedir a multidão. E os discípulos fazem o que Jesus pediu. Isto lhe diz algo? Surge uma tempestade forte que lançava água dentro do barco. E Jesus dormia na parte de trás dele. Isto lhe diz alguma coisa?
Os discípulos acordaram Jesus, e lhes perguntam se ele não se importava que perecessem. Essa ação dos discípulos diz algo a você? Jesus despertou, e repreendeu o vento, e disse ao mar: “Silêncio! Cala-te!” Isto lhe diz algo? O narrador afirma que o vento parou e o mar acalmou-se. Isto diz algo sobre Jesus? Diz algo a você?
A partir desse momento, Jesus se volta aos discípulos. E dirige duas perguntas aos discípulos: “Por que sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?”. Estas perguntas lhe dizem alguma coisa? A cena termina com a apresentação de comentário que correu entre os discípulos. Era uma pergunta que resultou da ação de Jesus. Eles se perguntavam: “Quem é este, que até o vento e o mar lhe obedecem?”. Este comportamento e pergunta dos discípulos lhe diz algo?
3- Contemplação: o que o texto me faz sentir, experienciar?
É chagado o momento de silenciar. Deixar que Deus fale no sentimento, no fundo do coração. Ele pode falar de muitas formas. No sentimento, memória e lembranças, desejo, inteligência, dando-nos uma outra compreensão dos eventos, na compreensão de uma experiencia vivida, colocando sementes de sua vontade na nossa vontade, na própria compreensão de seu mistério, etc.
Deixe-se silenciar por uns momentos.
Se desejar entre na cena. Observe os personagens, seus sentimentos, suas falas. Ponha-se como um participante. Talvez o Senhor lhe fale em seus afetos profundos.
4- Oração: o que respondo a Deus? O que falo a Ele?
Neste passo é você quem se dirige a Deus. A partir do que leu, meditou, contemplou, fale o que lhe vai ao coração. Seja seu sentimento neste momento, suas preocupações, dúvidas, alegrias ou tristezas, esperanças ou desilusões. Enfim, abra seu coração ao Senhor.
5- Ação: o que o texto me chama a me comprometer, a agir?
O Evangelho é uma boa notícia. Boa notícia que Jesus dá, a da salvação. É também ensinamento sobre o Reino de Deus, ou reinado do Senhor, no céu e na terra, como rezamos no Pai Nosso. Portanto, não é algo abstrato, mas vida, que começa a se realizar aqui e termina em plenitude na eternidade.
O Evangelho hoje chama a nos comprometer com esse reinado, de forma concreta, na vida.
O que o texto lhe chama a se comprometer? O que ele lhe pede a agir de forma concreta, na vida de fé, de família, trabalho, comunidade e sociedade?
Oração final:
Ao findar essa Lectio Divina se pode agradecer de forma espontânea ao Senhor, ou terminar com um canto ou agradecimento à Trindade Santa.
Marco Antonio Tourinho – teólogo leigo.