
Este é o meu Filho, o Escolhido. Escutai o que ele diz!”
6 de agosto de 2025
07 de agosto, 5ª feira, 18ª Semana do Tempo Comum.
- Escolha um lugar apropriado para a oração e uma posição corporal que mais lhe ajude. Desligue o celular e cuide para não ser interrompido(a).
- A ambientação ajuda a rezar: disponha no espaço uma vela e a Bíblia.
- Pacifique-se através do silêncio interior e exterior. Para isso, ajuda respirar profundamente várias vezes, de maneira pausada. Talvez uma música ambiente bem baixinha ajude a criar um clima de oração. Faça o sinal da Cruz.
- Tome consciência de que você está acolhendo a presença de Deus como amigo; invoque sempre o Espírito Santo para que ele te conduza nos passos da Palavra.
- Permita que o evangelho de hoje ilumine o seu dia e te ajude a viver o que a Palavra te propõe.
Leia do Evangelho de Mateus 16,13-23
Leitura: O que o texto diz?
Para conhecer melhor uma pessoa, precisa haver um relacionamento fiel e de proximidade. No evangelho de hoje Jesus pergunta a Pedro quem Ele é. Só conseguiremos responder a essa pergunta sobre Jesus à medida que fizermos uma experiência pessoal com ele.
Meditação: O que o texto me diz?
Neste evangelho vemos a profissão de fé de Pedro. Estando diante de Jesus, é necessário tomar posição. A partir da resposta à pergunta “quem é Jesus?”, o discípulo e a discípula podem discernir seu caminho e fazerem suas escolhas. Viver como Jesus viveu fazendo bem as pessoas. Tratar com amor as pessoas com quem convivem. Ajudar as pessoas que precisam de nós é fazer o que Jesus fez. É verdade que nem sempre é fácil.
Oração – O que o texto me leva a dizer a Deus?
Diga ao Senhor quem Ele é para você. Diga que o ama.
Peça a Jesus que ajude você nas situações difíceis, com doença, dificuldades financeiras, desentendimentos.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
E se Jesus perguntasse a você: Quem sou eu para você? O que você responderia?
Em que sua vida no dia a dia, na relação com as pessoas fala de Jesus? Ou em nada você se assemelha a ele?
Ação: O que o texto me leva a fazer?
“Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo”, diz Pedro a Jesus. Com essa certeza podemos viver com a firme decisão de saber em quem colocamos nossa confiança.
Equipe Lectionautas