
“…e ele passou a enxergar claramente.”
19 de fevereiro de 2025
“Renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me!”
21 de fevereiro de 2025
20 de fevereiro, quinta-feira da 6ª semana do Tempo Comum
Orientações gerais para navegar na Palavra de Deus:
- Escolha um lugar apropriado para a oração e uma posição corporal que mais lhe ajude. Desligue o celular e cuide para não ser interrompido(a).
- A ambientação ajuda a rezar: disponha no espaço uma vela e a Bíblia.
- Pacifique-se através do silêncio interior e exterior. Para isso, ajuda respirar profundamente várias vezes, de maneira pausada. Talvez uma música ambiente bem baixinha ajude a criar um clima de oração. Faça o sinal da Cruz.
- Tome consciência de que você está acolhendo a presença de Deus como amigo; invoque sempre o Espírito Santo para que ele te conduza nos passos da Palavra.
- Permita que o evangelho de hoje ilumine o seu dia e provoque em você uma busca sincera e constante de Deus.
Leia o evangelho de Marcos 8,27-33
Leitura: o que o texto diz?
A narrativa do evangelho de hoje nos convida a contemplar o caminho de Jesus com os discípulos. Eles já ouviram e experimentaram muita coisa a partir da convivência com o mestre. Jesus pergunta quem as pessoas dizem que Ele é e, após ouvir as diversas opiniões, volta a pergunta para eles: “E vós, quem dizeis que eu sou?”. Em sua caminhada com Jesus, você certamente já vivenciou e testemunhou várias experiências.
Meditação: o que o texto me diz?
Embora caminhando com Jesus, os discípulos não reconhecem a exigente profundidade do seu mistério. Pedro o reconhece apenas com palavras: “Tu és o Messias”, não compreende o sentido da afirmação que ele próprio faz. Quando Jesus explica o significado da sua missão, Pedro o repreende, não aceita que a dor, o desafio da cruz é consequência na vida de quem abraça o projeto da construção do Reino. Jesus é duro com Pedro, o chama de satanás, ou seja, aquele que afasta os outros do caminho de Deus.
Oração: o que o texto me faz dizer a Deus?
Peça ao Senhor que ajude você a amadurecer cotidianamente na fé em Cristo e assim a adentrar na profundidade do seu mistério.
Peça ao Senhor a graça de a cada dia, abraçar amorosa e fielmente o projeto de Deus, como Jesus o fez e não permita que ninguém afaste você da sua missão cristã. Peça coragem para segui-lo na desafiadora e apaixonante missão de anunciar e testemunhar seu projeto de amor, tornando esse mundo mais humano, justo, feliz…
Contemplação: o que o texto faz em mim?
Jesus hoje, dirige a você a pergunta: “E tu, quem dizes que eu sou?”. Qual sua resposta? Como discípulo de Jesus, você busca caminhar com Ele, reconhecendo sua missão? Procura ser fiel no seguimento e colaborar com Ele na construção do Reino no dia a dia? Você tem consciência que a dor, a cruz, pode ser consequência, fazer parte, da vida de quem segue e assume o projeto de vida de Jesus?
Ação: como agir a partir deste evangelho?
Diz o evangelho “…Começou a ensiná-los, dizendo que o Filho do Homem devia sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei, devia ser morto, e ressuscitar depois de três dias”. Jesus é o Messias que contradiz o desejo de muitos e por amor assume todas as consequências, na certeza que a resposta final é o bem maior: a vida, o amor.
Neste dia reafirme sua fé em Jesus e tenha coragem para reconhecer e abraçar o verdadeiro sentido da sua vida e missão.
Equipe Lectionautas