16 de fevereiro de 2023, quinta-feira da 6ª semana do Tempo Comum
Texto bíblico: Mc 8,27-33
Leitura: O que o texto diz?
Jesus pergunta ao povo o que estão falando sobre Ele. Não se trata de averiguar qual é o seu “ibope”, mas trata-se de saber se o povo está compreendendo a sua vida e missão. O povo reconhece, em Jesus, as mesmas características dos profetas João Batista e Elias. Pedro, por sua vez, afirma que Jesus é o Messias. Entretanto, o mesmo Pedro reclama com Jesus quando o mestre afirma que o seu messianismo é semelhante ao servo sofredor. Pedro tem dificuldade de aceitar um Messias fraco, que sofre e padece, por isso reclama com Jesus, pois é difícil aceitar esta missão. A repreensão de Jesus a Pedro é um modo de alertá-lo para os perigos da missão.
Meditação: O que o texto me diz?
Deixe ressoar em seu coração a pergunta de Jesus: “Que dizem os homens que eu sou?”. Depois olhe a atitude de Pedro que confessa Jesus como Messias, mas tem dificuldade de acolher um Messias servo sofredor. Pergunte-se quando você age como Pedro, qual a sua dificuldade de acolher Jesus crucificado?
Oração: O que o texto me faz dizer?
Dirija-se a Jesus com proximidade e intimidade, fale da sua relação com Ele e de sua busca por acolhê-lo com todas as exigências que o seguimento comporta. Diga pra Jesus quem Ele é para você.
Contemplação-ação: O que o texto faz em mim?
Olhando sua vida a partir de Jesus, procure observar o modo como você se comporta. Qual Jesus a sua vida apresenta aos outros? Quais passos você ainda precisa dar para viver conforme a sua Palavra?
Pe. Francisco Thallys Rodrigues – Presbítero da Diocese de Crateús. Mestrando em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE). Reitor do Seminário Maior Padre Eliésio dos Santos e vigário paroquial na Paróquia São Sebastião de Monsenhor Tabosa.