Chegar a Jesus, levar a Jesus… (Mc 8, 22-26)
15 de fevereiro de 2017Ganhar o mundo e perder a vida verdadeira (Mc 8,34-9,1)
17 de fevereiro de 2017Naquele tempo: Jesus partiu com seus discípulos para os povoados de Cesaréia de Filipe. No caminho perguntou aos discípulos: ‘Quem dizem os homens que eu sou?’ Eles responderam: ‘Alguns dizem que tu és João Batista; outros que és Elias; outros, ainda, que és um dos profetas.’ Então ele perguntou: ‘E vós, quem dizeis que eu sou?’ Pedro respondeu: ‘Tu és o Messias.’ Jesus proibiu-lhes severamente de falar a alguém a seu respeito. Em seguida, começou a ensiná-los, dizendo que o Filho do Homem devia sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei, devia ser morto, e ressuscitar depois de três dias. Ele dizia isso abertamente. Então Pedro tomou Jesus à parte e começou a repreendê-lo. Jesus voltou-se, olhou para os discípulos e repreendeu a Pedro, dizendo: ‘Vai para longe de mim, Satanás!’ Tu não pensas como Deus, e sim como os homens.’
Naquele tempo: Jesus partiu com seus discípulos para os povoados de Cesaréia de Filipe.
Que hoje, possamos deixar que Jesus nos acompanhe durante todo o dia. Que possamos ter um momento forte de oração que nos permita estar o dia todo em diálogo com o mais íntimo de nós: Deus. Que a presença dEle permeie todo o nosso dia.
No caminho perguntou aos discípulos: ‘Quem dizem os homens que eu sou?’
É no caminho que vamos conhecendo Jesus e que vamos deixando que Ele também nos conheça. Quem dizem os homens que sou? O que já ouvi falar sobre Jesus? Qual a imagem tenho dele até hoje? Que situações e que pessoas têm me falado sobre Jesus? O que têm dito?
Eles responderam: ‘Alguns dizem que tu és João Batista; outros que és Elias; outros, ainda, que és um dos profetas.’
As diversas situações que experimento no dia a dia, e a forma como as interpreto, me dizem muito sobre Deus e sobre mim. As pessoas com quem convivo também. Pessoas e situações podem nos levar a ter falsas imagens sobre quem é Deus e sobre o que é a Fé. Um bom exercício seria identificar essas mensagens que venho acumulando a respeito da identidade de Deus e da minha própria identidade.
Então ele perguntou: ‘E vós, quem dizeis que eu sou?’ Pedro respondeu: ‘Tu és o Messias.’
Depois de identificar as imagens de Deus que situações e pessoas foram construindo pra mim, chega o momento do olho no olho: E vós, quem dizeis que eu sou?
Jesus proibiu-lhes severamente de falar a alguém a seu respeito. Em seguida, começou a ensiná-los, dizendo que o Filho do Homem devia sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei, devia ser morto, e ressuscitar depois de três dias. Ele dizia isso abertamente. Então Pedro tomou Jesus à parte e começou a repreendê-lo. Jesus voltou-se, olhou para os discípulos e repreendeu a Pedro, dizendo: ‘Vai para longe de mim, Satanás!’
Tu não pensas como Deus, e sim como os homens.’
Que no diálogo possamos ir entendendo os motivos de Jesus. E que encontremos paz no que ainda não terminou de ser compreendido.
Pollyanna Vieira – Família Verbum Dei