
Quem será este, de quem ouço contar estas coisas?
25 de setembro de 2025
Em tudo amar e servir!
27 de setembro de 2025
26 de setembro, 6ª feira, 25ª Semana do Tempo Comum.
- Escolha um lugar apropriado para a oração e uma posição corporal que mais lhe ajude. Desligue o celular e cuide para não ser interrompido(a).
- A ambientação ajuda a rezar: disponha no espaço uma vela e a Bíblia.
- Pacifique-se através do silêncio interior e exterior. Para isso, ajuda respirar profundamente várias vezes, de maneira pausada. Talvez uma música ambiente bem baixinha ajude a criar um clima de oração. Faça o sinal da Cruz.
- Tome consciência de que você está acolhendo a presença de Deus como amigo; invoque sempre o Espírito Santo para que ele te conduza nos passos da Palavra.
- Permita que o evangelho de hoje ilumine o seu dia e te ajude a viver o que a Palavra te propõe.
Leia do Evangelho de Lucas 9,18-22
Leitura: O que o texto diz?
No evangelho de hoje Jesus faz uma pausa na missão e vai para um retiro, juntamente com os discípulos. Parece fazer uma avaliação, pois lança uma pergunta para eles, pergunta essa que é fundamental para o cristão de ontem e de hoje: “Quem sou eu para vocês?…”
Meditação: O que o texto me diz?
As respostas das pessoas sobre a identidade de Jesus revela que a novidade que ele veio anunciar não foi percebida ou não foi acolhida pelos seus contemporâneos. A palavra Cristo significa ungido. Pedro realiza uma profissão de fé, reconhecendo em Jesus o ungido de Deus, o Cristo. O messias não é alguém triunfalista que vence pelo uso da força e violência, como faz o Império Romano. Antes da vitória da ressurreição, haverá muita rejeição e conflito, de modo especial com o poder político e religioso.
Oração – O que o texto me leva a dizer a Deus?
Peça ao Senhor que te ajude a não se enganar ou se iludir pelas inúmeras propostas de salvação e de messias que surgem. Peça que o Senhor te ilumine para seguir seus caminhos, mesmo com a cruz de cada dia, fazendo brilhar a sua Luz no meio da realidade onde vive.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
Imagine-se como um dos apóstolos e escute Jesus que te pergunta: para você quem sou eu?
Ação: O que o texto me leva a fazer?
Perguntou Jesus no evangelho “Quem diz o povo que eu sou?”. Jesus é mais do que um profeta. É o Messias de Deus, o Cristo de Deus que levou até o fim o plano salvífico de Deus. Ele mostrou com sua vida, com palavras e atos que é o Cristo de Deus, o Messias. Vivemos num tempo marcado por diversas propostas messiânicas. Elas estão evidenciadas ou dissimuladas em projetos econômicos, políticos e religiosos, que vendem a prosperidade fácil e escondem a realidade pecadora, violenta e opressora. As comunidades cristãs estão envoltas por teorias, discursos, propostas e projetos de salvação que, muitas vezes, as impedem de vislumbrar a liberdade e a salvação dadas pelo Cristo de Deus. É preciso sempre apontar o verdadeiro Messias que é Jesus.