“…Eu te vi”!
29 de setembro de 2022“Ficai alegres porque vossos nomes estão escritos no céu”.
1 de outubro de 202230 de setembro, 6ª feira, 26ª semana do Tempo comum| Memória de São Jerônimo
O mês de setembro é um mês dedicado à Bíblia e no dia de hoje celebramos o dia de São Jerônimo, Presbítero, apaixonado pela Palavra de Deus e responsável pela tradução dos textos originais da mesma, do hebraico, aramaico e grego, para o latim. Um grande defensor da fé, com sua tradução possibilitou ao povo da época, o conhecimento da Palavra na língua conhecida. Hoje temos a Bíblia traduzida na língua vernáculo, ou seja, no idioma próprio de cada país. Por isso, hoje podemos nos alimentar da Palavra de Deus e nela encontrar a fonte da vida. Comece a sua Leitura orante pedindo ao Senhor a graça de escutar a sua Palavra anunciada e ser capaz de deixa-la transformar sua vida, te levando à conversão.
Evangelho de Jesus Cristo Segundo Lucas, Capítulo 10, versículos de 13 a 16:
Leitura: O que o texto diz?
-“Quem de vós ouve, a mim ouve, e quem vos rejeita, a mim rejeita; quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou”. Enviando os discípulos em missão, Jesus diz que quem os escuta, escuta a ele mesmo. Quem os despreza, despreza o próprio Jesus, e despreza o Pai que o enviou. Escutar ao outro é questão de delicadeza e educação. Quem nele acredita restaura sua dignidade. A Palavra foi anunciada aos habitantes das cidades de Corazim e Betsaida, mas não foi escutada.
Meditação: O que o texto diz para mim?
Escutar a Palavra nos coloca numa dinâmica de mudança, de atenção, de olhos abertos para a vida. A Palavra nos converte. A conversão é um processo que nos leva a uma transformação de vida, mudanças de hábitos e absorção de novos valores, ou seja, é preciso acontecer uma mudança de mentalidade do ser humano que deseja afastar-se do mal, arrepender-se e mudar de vida. É como um novo nascimento. O chamado à conversão está entre as exigências do Reino pregado por Jesus.
Por isso, muitos não levam a sério a Escuta da Palavra e a recusam, ou fingem que escutam.
Oração: O que o texto me leva a falar a Deus?
Peça ao Senhor que lhe dê a sabedoria interpretar e acolher bem a sua Palavra, coloca-la em prática e se tornar um discípulo missionário de Jesus. Peça também que a Palavra te coloque em estado permanente de conversão.
Contemplação: O que o texto me leva a experimentar?
Alegre-se, pois, escutando a Palavra de Deus, fonte da vida, somos restaurados pelo Espírito que acolheu o nosso nome, que recebemos na fonte batismal. Marcados pelo sinal da cruz sejamos fiéis ao Deus da vida.
Ação: O que o texto me pede para viver no dia-a-dia?
É preciso dedicar um tempo a cada dia para a Escuta pessoal da Palavra de Deus. Isso implica perseverança e a Palavra vai nos transformando, vai mudando nosso olhar, recuperando nossa alegria de viver, o sentido com que fazemos todas as coisas.
Equipe do Lectionautas.