
Jesus se mantem firme no caminho
15 de março de 2024
Se o grão de trigo cair na terra e morrer, produzirá muito fruto.
17 de março de 2024
16 de março, sábado, 4ª semana da Quaresma
Faça silêncio, procure respirar profundamente e, em seguida, peça ao Espírito Santo para te ajudar a compreender a Palavra que hoje Deus te dirige.
Leitura: O que o texto diz?
Leia o evangelho de Jo 7,40-53
No Evangelho de hoje, Jesus não se manifesta, mas está no meio da discussão que acontecia entre as pessoas que o cercavam naquele momento. As pessoas se posicionavam em dizer quem era Ele. Uns diziam que “Ele era o Profeta, outros que era “o Messias” e outros questionavam sua origem e diziam não poder ser Ele o Messias. Alguns queriam prendê-Lo, mas isto não aconteceu. Os sumos sacerdotes e os fariseus questionam porque não fora levado até eles e até os guardas estavam balançados com as palavras de Jesus. Nicodemos aparece no diálogo, questionando a Lei vigente e é afrontado. Cada um volta para sua casa.
Meditação: O que o texto me diz?
O texto nos chama a atenção para respostas a uma pergunta de Jesus em outro momento, quando Ele pergunta aos discípulos “quem diziam os homens que Eu sou?”. Nos parece difícil entender o que Jesus falou e fez que gerou tanta diversidade de opiniões, mas fica fácil perceber que os critérios pessoais tem peso maior, ou seja, cada um quer enxergar Jesus como lhe convém. E como nós o vemos? Entendemos, de fato, o que Jesus nos propõe. Às vezes é possível perceber que muitos desistiriam do cristianismo se entendessem, de fato, o que o seu seguimento de Jesus exige.
Oração: O que o texto me faz dizer?
“Meu Amado Jesus, que tenhamos a clareza da resposta, declarando, com nossas vidas quem és de fato. Que testemunhemos o Messias, o Salvador, que nos resgatou à vida e que nos impulsiona a amar e servir! Que o sigamos com a clareza da fé, que nos mostra as exigências de teu seguimento! Que sejamos firmes e convictos que não há outro caminho a não ser o que nos motiva! Que caminhemos juntos até o fim, querido e Amado Jesus!”
Contemplação: O que o texto faz em mim?
Nos faz pensar se nossas palavras e atitudes refletem quem é Jesus em nossas vidas. Testemunhamos o Mestre, o Salvador, o Senhor de nossas vidas, oferecendo palavras e atitudes que geram vida, que geram acolhimento, que sabem perdoar, que sabem amar ou temos atitudes que refletem a escuridão, o afastamento, a ausência do perdão e a falta de caridade? Conseguimos levar ao mundo o Salvador? (pausa) Quaresma, tempo propício para nossa reflexão. Aproveitemos para encontrar as respostas.
Ação: O que eu posso fazer a partir do texto?
Que tal pensarmos em situações específicas em nossas vidas e fazer a análise de nossas atitudes? Enumere algumas. O passado existiu e precisamos aprender com ele, que tem um potencial espetacular para nos ensinar e nos fazer buscar errar menos e acertar mais para um futuro incerto, mas que precisa de quem testemunhe com palavras e com a vida, Aquele que carregando a nossa cruz, vai até o fim, por nós. Quanto a isto, não existem dúvidas. Sejamos aprendizes, sempre!
Suzy Aparecida Carvalho Miranda Ferreira – Diocese de Luz-MG