“Eu sou o pão vivo que desceu do céu…”
4 de maio de 2022“A quem iremos, Senhor? Só Tu tens palavras de vida eterna”
7 de maio de 2022SEXTA FEIRA – 06/Maio/2022
3ª SEMANA DA PÁSCOA – Evangelho de Jo 6,52-59
“Quem come a minha carne e bebe o meu sangue
permanece em mim e eu nele”. (Jo 6,56)
Inicie com uma oração ou um canto ao Espírito Santo
Faça um momento de silêncio. Sinta essa presença de Deus na sua vida. Viva esse mistério da nossa fé.
Refrão meditativo:
Eu quis comer essa ceia agora, Pois vou morrer, já chegou minha hora.
Comei, tomai é meu corpo / E meu sangue que dou. Vivei no amor, eu vou preparar A ceia na casa do Pai.
Leitura: O que o Texto diz?
Fazer a leitura do texto e escolher uma das frases que mais chama atenção.
O povo judeu não compreendia as palavras de Jesus. Como poderia dar de comer sua carne e de beber o sangue? Mas estas palavras foram ditas por Jesus: “Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no terceiro dia. Porque a minha carne é verdadeira comida e o meu sangue verdadeira bebida. Palavra da salvação
Meditação: O que o texto diz para mim?
Que mais chama atenção? Atualize a Palavra ligando-a com a vida.
Leia novamente o texto na bíblia. No evangelho de Jesus segundo o evangelista João, Jesus repete várias vezes que quem come de sua carne e bebe de seu sangue terá vida eterna. Ele mesmo é alimento para a vida do mundo. Jesus falava na sinagoga de Cafarnaum, para os judeus e estes não compreendiam nada. Isto porque eles conheciam o maná que alimentou seus antepassados, no deserto. Agora Jesus diz que o verdadeiro Pão não céu não é o maná, mas ele mesmo. Estas falas de Jesus sobre o Pão da Vida nós a compreendemos como a preparação para a instituição da Eucaristia que encontramos nas narrativas da ceia, nos evangelhos de Marcos, Mateus e Lucas. Mas para o evangelista João a Eucaristia é serviço. Ele coloca no lugar da Instituição da Eucaristia o lava-pés para dizer que Eucaristia é serviço.
Oração: O que o texto me leva a falar com Deus?
A nossa oração é uma resposta a Deus.
A oração é uma conversa com Deus. Momento de expressar a nossa fé. É preciso crer para que Deus aja em nosso favor. O que pode pedir? A fé? A Graça. Faça um pedido pessoal: Senhor, dê-me a graça de acolher Jesus em meu coração.
Contemplação: O que o texto me leva a experimentar?
Que experiência levo dessa Palavra para a minha vida?
A narrativa desse evangelho me toca profundamente. As palavras de Jesus me transportam para aquele dia da Ceia do Senhor. Vejo o partir do pão e ouço a voz de Jesus que diz: Este é meu corpo! Vejo o cálice nas mãos de Jesus ouço ele dizendo: este é o meu sangue! Percebe a importância de caminhar com Jesus, dialogar com ele? Fazer a experiência do encontro e se deixar tocar por ele.
Ação: O que o texto me pede para viver no dia-a-dia?
Frutos da Palavra – Formule um compromisso de vida.
Após esse encontro amoroso com o Deus da Palavra que é vida, como se sente? Que desejos são despertados? Sair, gritar, anunciar a palavra? A que se compromete? Viver bem a Eucaristia? Ajudar aos outros melhor compreender a Eucaristia?
Neuza Silveira de Souza. Membro da Comissão de catequese do Regional Leste II e Coordenadora do SABIC- Sec. Arquidiocesano Bíblico-Catequético de Belo horizonte.