“Todos os que nele crerem tenham a vida eterna”
13 de abril de 2021“Aquele que acredita no Filho terá a vida eterna”
15 de abril de 202114/04/21 – Texto bíblico – Jo 3,16-21: “Quem age conforme a verdade aproxima-se da luz”
- Leitura: O que o texto diz?
Prepare-se interiormente para ler este texto do Evangelho de João. Busque um lugar tranquilo e, se você quiser, acenda uma vela. O amor de Deus pela humanidade é infinito, a ponto de dar seu Filho unigênito, para salvar todo gênero humano e alcançar a vida eterna todos e todas que crerem. Deus enviou seu Filho para que Ele salve o mundo. Aqueles que acreditarem no Filho não serão condenados, ao contrário daqueles que não acreditarem no nome do Filho unigênito. Segundo o Evangelho, o julgamento é a luz que veio ao mundo, mas a humanidade preferiu as trevas à luz, porque suas ações eram más. Os corações que são voltados ao mal, através de diversas práticas, odeiam a luz. A luz é Jesus Cristo. Toda a vida de Jesus se traduziu em fortes sinais de luz, que refletia a obediência ao Pai. E muitos e muitas que praticavam o mal eram incomodados por essa luz ofuscante da verdade e da vida plena. Os que agem conforme a verdade aproximam-se da luz, para que se manifeste que suas práticas são realizadas em Deus. Jesus é a luz de Deus na vida da humanidade, que veio para arrancar as trevas deste mundo. Se quiser, você pode ler de novo o texto e perceber o que mais chama sua atenção.
- Meditação: O que o texto me diz?
Depois da leitura, seu coração e seus pensamentos passaram a meditar riquezas que a Palavra de Deus tem para você hoje. O infinito amor de Deus consiste em salvar toda a humanidade. Tal salvação veio ao encontro das más obras humanas que não compreenderam a ação de Deus, que sempre quis se fazer morada nos corações sedentos da verdade. O fechamento do coração se estende nas práticas onde revela a falta de justiça e misericórdia para com o próximo. Jesus, o Filho unigênito, é a salvação que se encarnou para iluminar a vida da humanidade, afastando as trevas do pecado. Tal proposta de salvação encontra pela frente o homem e a mulher para aderirem ou não a luz vivificadora. A consequência de quem adere é a salvação, assim como a consequência de quem recusa será a condenação. A morte e ressurreição de Jesus Cristo são a suprema e definitiva revelação do amor absoluto de Deus pela humanidade. O juízo não é um acontecimento exterior ao homem e a mulher, mas brota das nossas decisões.
- Contemplação: O que o texto me faz dizer a Deus?
Nosso coração se enche de amor e desejo em falar com Deus. Recorde as experiências que você teve com Deus em sua vida. Quais foram os sinais de salvação que o Senhor realizou em sua história. Essas experiências foram fundamentais para que você hoje possa, mais uma vez, se sentir profundamente amado e amado por Ele. Diga ao Senhor que você acolhe em seu coração Jesus Cristo, vivo e ressuscitado. Ele veio nos salvar e restabelecer novamente nossa filiação com o Pai dos céus. Peça ao Senhor a força para que, a cada dia, sua decisão por Ele seja sinal da luz divina que vença as trevas da não escuta a vontade de Deus e suas consequências de pecado, que nos rouba a paz. Deixe que a liberdade do seu coração te impulsione na confiança de viver na luz que é o seguimento Jesus, que ensina a verdadeira adesão aos projetos de Deus, na sua vida.
- Contemplação: O que Deus, através do texto, faz em mim?
Deus quer sempre salvar todos e todas a quem Ele ama. É pelo amor que Deus nos chama a permanecer no seu inifinito amor. Depois que você apresentou seu coração ao Senhor, contemple a entrega de Jesus na cruz. O sim de Jesus foi o sim ao Pai, para que o amor, poder de Deus, supere todo sinal de morte neste mundo. Contemple também a liberdade de Jesus em se entregar a morte por amor a toda à humanidade, que Deus ama infinitamente. A força do amor que salva te envolve profundamente e te faz perceber que você é chamado e chamada a caminhar com o Senhor para trilhar uma nova vida. Você sente uma paz profunda, decorrente da presença salvadora que ilumina todo o teu ser. Permaneça o tempo que achar oportuno em experimentar do amor que salva, pela força potente do amor de Deus que acolhemos pela entrega total e incondicional de Jesus, o Filho unigênito.
- Ação: Que gestos concretos a Palavra de Deus me impulsiona a fazer?
Os frutos da salvação se dão na nossa vida diária. Nossas atitudes refletem a luz, que é Jesus Cristo, quando vivemos em meio a situações de trevas e somos impulsionados a dar testemunhos da luz, sendo luzes. Não tenha medo de ser luz em meio às trevas. Busque viver de acordo com sua consciência e seu coração, que foram tocados por Jesus. Ser luz é ser amigo e amiga de Deus, seguindo os passos de Jesus Cristo. Tal seguimento exige a prática da justiça e da misericórdia em todas as situações da vida. Reflita: quais iniciativas você pode concretizar nesses tempos onde o mundo convive com uma pandemia? Ainda assim, estamos no tempo pascal, e nossa esperança em Cristo Jesus nos leva a sermos luz em meio ao medo e as incertezas. Você pode agir enviando mensagens de esperança, ações em prol daqueles que passam necessidades, articuladas de forma segura, seguindo as orientações dos nossos pastores: Papa Francisco e demais Bispos do nosso país.
Ir. Edmilton de Almeida Lima, INJ
*Membro do Instituto Religioso Nova Jerusalém. Pós-graduado em Formação para Vida Religiosa pelo Instituto São Tomás de Aquino (ISTA-BH). Graduando em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE-BH). Graduado em Sociologia pela UFC e Filosofia pela FCF.