“Se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa”
13 de maio de 2023“…eu vos mandarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade…”
15 de maio de 202314 de maio/2023 – 6º Domingo da Páscoa
Evangelho – João14, 15- 21
Leitura – O que o texto diz?
Jesus oferece aqueles que o amam, novas formas para aprender a confiar: promete-lhes o Espírito da verdade, que revela tudo; esse mesmo Espírito os dará a certeza: Cristo não os abandonará, porque sempre morará no meio deles, juntamente com seu Pai, (Deus). Quem tem o Espírito da verdade é capaz de observar seus mandamentos e faz o que lhe agrada. Jesus sempre fez o que agradava a Deus Pai. O evangelho também diz que, quem ama Jesus será muito amado por Deus, Ele o amará e se manifestará a todos.
Meditação – O que o texto me diz?
O evangelho de João me diz que se amarmos a Jesus ele não nos abandonará. Ele intercederá com o Pai por nós, pois ele afirma que quem aceita os meus mandamentos e a eles obedece, esse é que me ama. E quem me ama, será amado por meu Pai. Eu também o amarei e me manifestarei a Ele. Jesus é fiel e cuida de nós intercede diante do Pai por nós, mas temos que segui-lo, amá-lo através de nossa vida no dia a dia dando exemplos que somos seus seguidores.
Oração – O que o texto me faz dizer a Deus?
Peçamos a Jesus que nos ajude a viver os dons do Espírito Santo: dons da sabedoria, inteligência, conselho, fortaleza, ciência, piedade e temor a Deus. Que ao procurar viver esses dons no nosso dia a dia possamos ser testemunhas, instrumentos de Deus na vida do outro e buscar aprofundar a cada ação e oração a importância e o amor de Deus para conosco.
Contemplação – O que o texto faz em mim?
Nós cristãos mesmo conhecendo a Palavra de Deus somos muitas vezes como aqueles que não conhecem a Deus, portanto o ignoramos. As vezes mesmo procurando viver a Palavra de Deus, buscar perceber a presença do Espírito Santo em nossa vida.(Espírito da verdade) ainda assim duvidamos, não estamos abertos a perceber a presença de Deus vivo no nosso meio através de nossos irmãos, irmãs sofridos(as). Na sociedade atual a fome, a falta de atendimento a saúde, o desemprego cresce e atinge cada vez mais pessoas. Pessoas que não têm seus direitos fundamentais garantidos, seres humanos nossos irmãos, filhos e filhas de Deus. Jesus nos ensina que o Espírito Santo também leva a comunidade a discernir os acontecimentos para continuar o processo de libertação, distinguindo o que é vida e o que é morte, e realizando novos atos de Jesus na história.
Ação – O que eu posso fazer a partir do Evangelho?
O Evangelho nos fala que o Espírito é a memória de Jesus que continua sempre viva e presente na comunidade. Jesus envia o Espírito Santo que ajuda a comunidade a manter e interpretar a ação de Jesus em qualquer tempo e lugar. Pedindo a inspiração, o discernimento do Espírito Santo para nos iluminar em nossas ações no mundo de hoje . Um mundo que nos pede compromisso com os mais pobres, os injustiçados, os abandonados e seguindo exemplo e sendo presença de Deus hoje precisamos agir, participar de ações pastorais de movimentos que ajudam que nossos irmãos tenham vida e vida em abundância. O Papa Francisco seguindo exemplo de Jesus e sendo nosso líder maior nos convoca a sermos Igreja em saída , a irmos em busca de nossos irmãos desvalidos.
Margareth Rosalina de Jesus – membro da Comissão para Animação Bíblico-Catequética do Regional Leste 2