“Mulher, eis aí o teu filho”. “Discípulo: eis a tua mãe”.
20 de maio de 2024“Jesus ensina aos discípulos a se abrirem às ações dos outros”
22 de maio de 202421 de maio, 3ª feira, 7ª Semana da Tempo Comum.
Inicie com uma oração ao Espírito Santo.
Sinta a presença do Espírito do Ressuscitado. Ele guiará teus passos.
Leia o evangelho de Marcos 9,30-37
Leitura: O que o Texto diz?
A narrativa do evangelho nos apresenta um ensinamento de Jesus a seus discípulos, enquanto passavam pela Galileia. Dizia: “O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens, e eles o matarão”. Os discípulos não entendiam o que Jesus falava. Eles discutiam pelo caminho era sobre quem era o maior. Chegaram a Cafarnaum e Jesus lhes disse: “Se alguém quiser ser o primeiro que seja o último de todos e aquele que serve a todos.
Meditação: O que o texto diz para mim?
Jesus, com seus ensinamentos, vinha anunciando sua paixão preparando os discípulos para o que iria acontecer depois. Ele anunciava aos discípulos sua paixão, morte e ressurreição. Eles não entendiam nada e nem perguntavam nada. Para nós é o anúncio do mistério Pascal. Mistério que, à luz do Espírito Santo, nós o experimentamos e deixamos nos adentrar para dentro desse mistério, nas celebrações litúrgicas. Assim somos chamados a sermos servos. E Jesus nos ensina a viver como ele. Dá o exemplo: “quem acolhe a uma criança é a ele que o acolhe, e quem o acolhe, acolhe a quem o enviou.
Oração: O que o texto me leva a falar com Deus?
O que podemos agradecer a Deus. O que podemos pedir? (silêncio). O que podemos fazer? Peçamos a Deus a Graça de servir como ele nos ensina através da Palavra de Deus e respondermos conforme nos manda o seu mandamento: “Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo”.
Contemplação: O que o texto me leva a experimentar?
A Palavra nos ensina que devemos aprender a servos. Estar prontos para ajudar o próximo, não querendo ser o maior, mas aquele que serve, aquele que acolhe e cuida.
Ação: O que o texto me pede para viver no dia-a-dia?
Após esse encontro amoroso com o Deus da Palavra que é vida, sinto-me, cada vez mais, atraída pelos ensinamentos de Jesus. Que eu possa ser fiel à sua palavra para levá-la aos outros.
Neuza Silveira de Souza. Membro da Comissão de Catequese do Regional Leste II e Coordenadora do SABIC- Sec. Arquidiocesano Bíblico-Catequético de Belo Horizonte.