Não se perturbe o vosso coração
10 de maio de 2020“Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou”
12 de maio de 202011/05/20 (segunda da 5ª sem. da Páscoa): Jo 14,21-26 – “Quem acolhe meus mandamentos e os observa, esse me ama”
- Leitura: O que o texto diz?
Iniciemos a leitura de Jo 14,21-26. Jesus continua seu discurso de despedida aos discípulos. Junte-se a eles e o escute atentamente. Ele fala da importância de acolher e observar os mandamentos como prova dos seus o amarem. Como o Pai e Ele são Um, então seus discípulos também serão amados pelo Pai. À medida que você acompanha a fala de Jesus, vai percebendo a ligação entre o amor e sua prática, principalmente, enraizado na Palavra de Deus. Mais que obrigação, o seguimento aos mandamentos de Jesus é resposta ao encontro pessoal com a pessoa d’Ele que entrou na vida de cada discípulo e ali fez morada junto com o Pai. Em meio a tantos desafios, será possível os discípulos guardarem a Palavra de Jesus? A essa inquietação, o Mestre promete que o Pai enviará o Espírito Santo como defensor. Eles não estarão sozinhos. Nem você.
- Meditação: O que o texto me diz?
Retomando a leitura de Jo 14,21,26, deixe as profundas palavras do discurso de Jesus tocarem você. Como ressoou em você a prática dos mandamentos com o amor a Jesus? Revendo sua vida, você via esse seguimento como uma lista de mandamentos a serem cumpridos? E caso não o fossem, você seria castigado? Como esse discurso pode estar mudando sua forma de experimentar a Palavra de Deus? Deixaria de escutar atentamente alguém que você ama? Ou guardaria com todo cuidado tudo aquilo que ouvisse dessa pessoa? Perceba então o que Jesus diz e pede a você.
- Oração: O que o texto me faz dizer?
O seu seguimento a Jesus dependerá de como você se relaciona com Ele. Se você o vê como um Mestre amigo que te chama a caminhar com Ele, que te compreende, te ajuda e te ama, então fica fácil confiar e abrir o coração a Ele. Ouvindo o pedido que Ele faz aos discípulos acerca de guardar seus mandamentos, o que isso te faz responder a Ele? O que pedi-lo para prosseguir com fidelidade na observância de sua Palavra? O que deve ser observado e que precisa da ajuda d’Ele? O que não foi ouvido e que se deve pedir perdão? Com o auxílio do Espírito Santo, nosso defensor, peçamos que Ele nos ensine e nos recorde de tudo a ser seguido para continuarmos correspondendo a esse chamado de verdadeiros discípulos.
- Contemplação: O que o texto faz em mim?
A Palavra viva e eficaz vai sendo germinada em nosso interior. Ouvimos atentamente o chamado a observância dos mandamentos de Jesus e assim corresponder ao seu amor. Pedimos o auxílio do Espírito Santo para perseverar nesse seguimento. Agora, deixemos que o amor aqueça nosso coração e reacenda a presença de Jesus e do Pai que fazem morada n’Ele. No silêncio, acolha nessa morada tamanha presença que irradia e fortalece a tua fé.
- Ação: O que o texto me faz agir?
Reanimados pela Palavra que fez morada em nós, vejamos o que é preciso fazer então. Tenho amado Jesus colocando-o como centro da minha vida? Tenho sido sensível ao meu próximo e tenho ajudado-o naquilo que posso? Como essa Palavra tem se concretizado na minha vida de discípulo?
Pe. Jackson Câmara Silva, INJ
*Membro do Instituto Religioso Nova Jerusalém. Vigário da Paróquia São José – Vespasiano-MG, Brasil. Mestre em teologia sistemática pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE).