Pai Santo, guarda-os em teu nome
26 de maio de 2020Que todos sejam um, como tu, Pai, estás em mim, e eu em ti.
28 de maio de 202027/05/2020 – Jo 17, 11b-19.
Leitura Jo 17, 11b-19 – O que o texto diz?
A segunda parte da oração sacerdotal trata ainda da intercessão de Jesus pelos seus. Ele inicia afirmando a santidade do Pai. Podemos entender essa santidade no sentido de perfeição, más podemos também trazer o sentido veterotestamentário desta que significa: separado. Deus é Santo porque não habita no plano profano, más está na esfera do sagrado. E Jesus continua sua oração rogando pela santidade e a união de seus seguidores. Na teologia de João, ele nos fala de dois mundos, a saber, um mundo onde reina a maldade, a injustiça, a opressão, e roga a Deus que livre seus seguidores deste mundo comandado pelo maligno. O outro mundo é o mundo da comunidade cristã, onde deve reinar o amor, a santidade, a justiça, o perdão e a misericórdia.
Meditação: O que o texto me diz? A Palavra chega à razão
Jesus continua intercedendo pelos seus, e em sua oração o Mestre clama pela unidade e santidade de seus discípulos. Percebemos, portanto, que como nos nossos dias, a vida em comunidade sempre teve seus atritos. Aproxime o texto de sua realidade de engajado, traga à mente conflitos recentes ou não em sua comunidade paroquial ou em sua pastoral. Qual a mensagem central desse texto pra você?
Oração: O que o texto me faz dizer? A Palavra chega ao coração.
Agora vamos aquietar nossa mente e deixar que o Espírito Santo de Deus tome conta de nossas faculdades mentais para que você possa fazer uma profunda experiência na santidade de Deus que te chama a viver esse momento único de união com o Pai, que é a oração. A oração é esse deixar-se acalentar pelo amor de Deus por nós. Converse com seu Pai; diga a Ele o quanto você já caminhou em busca de sua santidade. Mostre-lhe as dificuldades que encontrou pelo caminho: a fadiga, as pedras do caminho e deixa que Ele te acolha com seu amor e te acompanhe nesta estrada de tua vida.
Contemplação: O que o texto faz em mim? A Resposta de Deus.
Abre agora teu coração e deixa que o Pai te fale. Ele vai te falar o que está te faltando para que você viva plenamente sua santidade de filho/filha de Deus. Ele também te revela como viver no mundo e não pertencer ao mundo, isto é, Ele ensina que o mundo que deve prevalecer em sua vida é o mundo onde reina Cristo e seus ensinamentos. Você viverá a santidade quando vivendo neste mundo onde impera o maligno, der testemunho de um verdadeiro seguidor de Jesus Cristo. O Pai irá te fortalecer nesse caminho de santidade e união com a Trindade Santa.
Ação: O que o texto me faz agir? Frutos da Palavra
Então, agora é o momento de aplicar esta Palavra em sua vida. Como você pode fazer com que este mundo cristão prevaleça sobre o mundo dominado pelo maligno? Mais que o testemunho, precisamos fomentar em nossos atos a construção desse mundo onde reina a santidade e a unidade entre cristãos primeiramente e, depois, através desse levaremos o nosso mundo cristão ao mundo onde prevalece o mal. Somente assim estaremos construindo um único “mundo” onde reinará a santidade, a paz e a unidade perfeita entre os filhos e o Pai.
Ir. Ana Lucia Alencar de Souza, NJ
Graduada em Teologia e Especialista em Bíblia (Faculdade Católica de Fortaleza).
Coordenadora da Comissão Bíblica da Arquidiocese de Teresina- PI