Para que todos sejam um…
4 de junho de 2025
Tu me amas?
6 de junho de 2025
5 de junho, 5ª feira, memória de São Bonifácio
Introdução – preparar-se para a oração
- Escolha um lugar apropriado para a oração e uma posição corporal que mais lhe ajude. Desligue o celular e cuide para não ser interrompido(a).
- A ambientação ajuda a rezar: disponha no espaço uma vela e a Bíblia.
- Pacifique-se através do silêncio interior e exterior. Para isso, ajuda respirar profundamente várias vezes, de maneira pausada. Talvez uma música ambiente bem baixinha ajude a criar um clima de oração. Faça o sinal da Cruz.
- Tome consciência de que você está acolhendo a presença de Deus como amigo; invoque sempre o Espírito Santo para que ele te conduza nos passos da Palavra.
- Peça ao Senhor a graça de compreender sua Palavra e que ela o ajude a ser a presença Dele, no coração da humanidade.
Leitura do Evangelho de João 17, 20-26
O que o Texto diz?
Na narrativa do evangelho de hoje, Jesus conclui sua oração sacerdotal. Ele ergue os olhos para céu e reza dizendo: Eu não te peço apenas em favor deles, mas em favor também daqueles que futuramente se tornarão seus discípulos. Ele faz um apelo ao Pai, dizendo: “Pai Justo, reze por nós para que sejamos unidos na vida divina e no amor fraterno”.
Meditação: O que o texto nos diz por meio desse Evangelho?
A oração de Jesus dirigida ao Pai demonstra a imensidão do seu amor por nós. Ele pede para que todos os seus seguidores sejam um, da mesma forma em que Deus está nele e Ele, está no Pai. Esta união que existe entre Jesus e o Pai é um dos ensinamentos que testemunhos que os discípulos deverão transmitir ao mundo. O desejo de Jesus é o mundo conheça que ele foi enviado pelo Pai, que o Pai ama o Filho e ama todos os que o seguem. Ele quer que seus seguidores estejam onde ele está. Que sejamos nós, hoje, seus seguidores que acolhem seus ensinamentos de amor e unidade e os repassemos aos outros, através do anúncio da Palavra, para que todos possam conhecê-lo.
Oração: O que o texto me faz dizer a Deus?
O que podemos agradecer a Deus. O que podemos pedir? (silêncio). Senhor, renove em nós esse sentimento de amor e de unidade e ajude-nos a viver conforme o desejo de Jesus. Que possamos estar sempre unidos a ele e com ele participar da sua glória e da glória do Pai.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
Olhamos para nossa realidade atual e o que percebemos é a falta de compromisso de muitos, as violências, o desamor, a falta de cuidado dos pais para com os filhos. Todos precisamos melhor conhecer o amor do Pai e do Filho para conosco. Jesus, em sua oração nos faz perceber sua insistência para que todos formem unidade com ele e com o Pai. Contemplemos essa oração e nos deixemos conduzir pelo seu amor.
Ação: O que posso fazer a partir do texto?
Após esse encontro amoroso com o Deus da Palavra que é vida, renovarei meu compromisso de viver a vida procurando seguir os passos de Jesus, sempre à luz do Espírito Santo que me ajuda no meu caminhar.
Após ler, escutar e meditar a palavra, reze a oração que ele nos ensinou: Pai-Nosso.
Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Neuza Silveira de Souza. Membro da Comissão de Catequese do Regional Leste II e Coordenadora do SABIC- Sec. Arquidiocesano Bíblico-Catequético de Belo horizonte.