“Quando o pouco é partilhado, ele se multiplica”
6 de dezembro de 2023Maria, teu SIM nos ensina e nos inspira!
8 de dezembro de 20231ª SEMANA DO ADVENTO
Quinta-feira – 07/12/23
Procure um lugar confortável, faça silêncio interior. Peça ao Espírito Santo que te acompanhe no caminho da escuta da Palavra de Deus.
Leia Mt 7, 21.24-27 –
Leitura: O que o texto diz?
Jesus conversa com os discípulos e fala que apenas dizer “Senhor, Senhor” não garante para ninguém o Reino dos Céus, mas é necessário por em prática a vontade de Deus. E Ele exemplifica falando que quem põe em prática o que Ele ensina é como um homem que constrói sua casa sobre a rocha e não sobre a areia. A casa construída sobre a rocha está firme, bem alicerçada e não será destruída, diferente da casa construída sobre a areia que será destruída pelas situações contrárias. Àquele que constrói na rocha é chamado prudente e o que constrói na areia é chamado sem juízo.
Meditação: O que o texto me diz?
A vida não é fácil nós sabemos, mas tendo Deus em nossas vidas nada poderá nos destruir. Deus é a nossa segurança. O fato de louvarmos e reconhecermos Deus como nosso Senhor, não é suficiente, é preciso fazer a vontade Dele, anunciando e testemunhando o Reino em todos os lugares. É preciso construir nossa vida sobre a prática do Reino, ou seja, fazendo o bem, ajudando o próximo, tendo compaixão e tantas atitudes que demonstram que nossa casa, está sobre a pedra, que é o amor a Deus. Casa sobre a areia é fundamentar nossa vida nas coisas superficiais, que não colocam o amor acima de tudo e que não nos aproximam de Deus e dos irmãos e irmãs.
Oração: O que o texto me faz dizer?
“Meu amado, Jesus, como quero e espero construir minha vida sobre a rocha, colocando Deus a frente de tudo o que eu fizer, reconhecendo que somente Ele é a nossa proteção inabalável. Que eu saiba amar com atitudes que façam a diferença! Que eu seja exemplo de pessoa do bem, que ama e faz, e que eu possa dizer Senhor, Senhor, com as minhas atitudes e não somente com as palavras! Assim eu espero e quero. Amém!”
Contemplação: O que o texto faz em mim?
Nos faz dar uma olhada para o passado e analisar: onde tenho construído minha casa? Nos convida a olhar o presente e ver: como está o alicerce de minha vida? Nos desafia a olhar para o futuro e pensar: qual tipo de situações quero vencer com o alicerce que construí minha casa? O passado nos ensina, o presente precisa nos desinstalar e o futuro será consequência de nossas escolhas atuais. As chuvas, as tempestades, enchentes, ventos e tantas situações difíceis não deixarão de existir, mas as casas somente serão abaladas se encontrem alicerces que assim o permitam. Rocha ou areia, onde queremos manter nossas casas? O Advento nos convida: pense, reflita e decida!
Ação: O que eu posso fazer a partir do texto?
Analisar nossas escolhas: que pessoa tenho sido? Clamo e louvo a Deus como o Senhor de minha vida e faço com que Ele chegue a tantos e tantas que precisam Dele, através de minhas ações? É hora de atitudes e não de palavras. A palavra “MAS” sempre busca justificativas que inúmeras vezes não cabem. Ela se torna desculpa ou falsa justificativa para nossas omissões e casa sobre a rocha não se constrói assim, portanto a escolha de nosso alicerce é nossa e a responsabilidade também. A hora é agora, façamos escolhas que façam nossos alicerces inabaláveis pela presença de Deus.
Suzy Aparecida Carvalho Miranda Ferreira – Diocese de Luz-MG