“Eu sou o caminho, a verdade e a vida…”
3 de maio de 2022“Eu sou o pão vivo que desceu do céu…”
4 de maio de 2022QUARTA FEIRA – 04/Maio/2022
3ª SEMANA DA PÁSCOA– Evangelho de Jo 6,35-40
“Que eu não perca nenhum daqueles que vem a mim, mas o ressuscite no último dia ”.
Inicie com uma oração ou um canto ao Espírito Santo. Feche os seus olhos e acalme o coração. Sinta a misericórdia de Jesus que se preocupa e cuida de todos.
Refrão meditativo: Eu vim para que todos tenham vida / Que todos tenham vida plenamente
Leitura: O que o Texto diz?
Fazer a leitura do texto e escolher uma das frases que mais chama atenção.
No Evangelho de hoje, Jesus nos diz ser o pão da vida. Diz: “Quem vem a mim não terá mais fome e que crê em mim não terá mais sede. Todo aquele que vem a mim eu não lançarei fora, porque eu desci do céu não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. E a vontade do Pai é que todo aquele que vê o Filho, e nele crê, tenha a vida eterna. E eu o ressuscitarei no último dia. Palavra da salvação.
Meditação: O que o texto diz para mim?
Que mais chama atenção? Atualize a Palavra ligando-a com a vida.
Leia todo o texto na bíblia. Jesus nos diz que é o pão da vida, que alimenta nossa alma e que está conosco até a vida eterna. Jesus vem da parte de Deus; desce do céu. Vem nos trazer os ensinamentos de Deus, não só por suas palavras, mas um ensinamento que é para toda nossa vida. Não só fala, mas apresenta um projeto de vida e nos mostra com ações concretas. Fala de ressurreição que é a plenitude de vida eterna que ele nos dá. Se cremos nele, ressuscitaremos no último dia. Sabemos que há um último dia para nossa vida aqui nessa terra, mas nos consola saber da promessa da imortalidade. Nossa vida não será tirada, mas transformada. E você, crê na ressurreição? Vamos acompanhando o caminhar de Jesus e suas atitudes, que alcançaremos a vida plena.
Oração: O que o texto me leva a falar com Deus?
A nossa oração é uma resposta a Deus.
Elevemos nossa oração a Deus. O que podemos pedir a Deus? Ou agradecer? Que possamos cada vez mais ser anunciadores da Palavra levando aos outros a mensagem do Reino de Deus. Ide e anunciai a todos o Evangelho.
Contemplação: O que o texto me leva a experimentar?
Que experiência levo dessa Palavra para a minha vida?
Contemple a cena. Jesus no meio da multidão. O povo espalhado, sentados na grama, ao seu redor e Ele alimentando-o. A montanha é lugar de se encontrar com Deus. E ali Jesus está se apresentado a nós. Ele é o pão da vida. Ele nos dá a vida eterna. Sente-se presente na Montanha? Escuta a voz do Pastor que fala de ressurreição? Que recebe a todos que nele crê?
Ação: O que o texto me pede para viver no dia-a-dia?
Frutos da Palavra – Formule um compromisso de vida.
Após esse encontro amoroso com o Deus da Palavra que é vida, desejo estar sempre com Jesus. Quero fazer a experiência de colocar na vida o projeto de Jesus. Partilhar com os outros o modo de agir de Jesus Cristo. Aprendi com Jesus que nunca vou me perder dele.
Neuza Silveira de Souza. Membro da Comissão de catequese do Regional Leste II e Coordenadora do SABIC- Sec. Arquidiocesano Bíblico-Catequético de Belo horizonte.