
“Eu sou o pão da vida”.
6 de maio de 2025
7 de maio, 4ª feira, 3ª Semana da Páscoa
- Escolha um lugar apropriado para a oração e uma posição corporal que mais lhe ajude. Desligue o celular e cuide para não ser interrompido(a).
- A ambientação ajuda a rezar: disponha no espaço uma vela e a Bíblia.
- Pacifique-se através do silêncio interior e exterior. Para isso, ajuda respirar profundamente várias vezes, de maneira pausada. Talvez uma música ambiente bem baixinha ajude a criar um clima de oração. Faça o sinal da Cruz.
- Tome consciência de que você está acolhendo a presença de Deus como amigo; invoque sempre o Espírito Santo para que ele te conduza nos passos da Palavra.
- Permita que o evangelho de hoje ilumine o seu dia e provoque em você uma busca sincera e constante de Deus.
Leia o evangelho de João 6,35-40
Leitura: o que o texto diz?
Jesus continua hoje o seu discurso sobre o Pão da vida e revela mais uma vez sua missão: salvar todos aqueles que o Pai lhe deu e ressuscitá-los no dia final. Jesus sempre se mostrou aberto para cumprir toda a vontade de Deus, sempre demonstrou que se importa com cada homem e mulher e que deseja conduzir à vida eterna todos os seres humanos. Faz-se necessário, de nossa parte, aderirmos ao seu projeto para nós, assim como fez o próprio Jesus, acolhendo o cumprimento da vontade do Pai em nossa vida.
Meditação: o que o texto me diz?
A vontade do Pai, ao enviar o Filho, é que quem vê o Filho, suas palavras e ações e nele crê, seguindo seus passos, tenha a vida eterna. Para nós cristãos, comer o pão do céu significa assimilar o seu amor e seu exemplo de serviço, de partilha e dom da vida. Acolhamos e comamos deste pão do céu para ter vida plena.
Oração: o que o texto me faz dizer?
Peça ao Senhor que te transforme em discípulo autêntico de seu Filho Jesus, para que possas enxergar, receber e se exalar o perfume de Cristo no meio do mundo.
Contemplação: o que o texto faz em mim?
Perante essa verdade, pergunte-se: você tem agido como escolhido de Deus? Você sente que tem feito a vontade de Deus na sua vida?
Ação: o que o texto me leva a fazer?
“”Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome
e quem crê em mim nunca mais terá sede”, diz Jesus. Comungar o pão e o vinho não é só aderir a Jesus, à sua pessoa e à sua mensagem; não é só experimentar sua intimidade, deixando-se transformar por Ele. Implica estar dispostos a comungar com todos, porque Jesus nunca vem só: “traz” com ele toda a realidade.
Equipe do Lectionautas