João 6,30-35
21 de abril de 2015se o Pai que me enviou não o atrai
23 de abril de 2015Leitura: João 6,35-40
Naquele tempo, disse Jesus à multidão: ‘Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim nunca mais terá sede. Eu, porém, vos disse que vós me vistes, mas não acreditais. Todos os que o Pai me confia virão a mim, e quando vierem, não os afastarei. Pois eu desci do céu não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. E esta é a vontade daquele que me enviou: que eu não perca nenhum daqueles que ele me deu, mas os ressuscite no último dia. Pois esta é a vontade do meu Pai: que toda pessoa que vê o Filho e nele crê tenha a vida eterna. E eu o ressuscitarei no último dia.’
Oração:
O evangelho de hoje continua trazendo declarações de Jesus a respeito de si. Como vimos rezando com a imagem do pão descido do céu, que é Jesus, hoje podemos orar com outros versículos, que falam da vontade do Pai…
E esta é a vontade daquele que me enviou: que eu não perca nenhum daqueles que ele me deu, mas os ressuscite no último dia. Pois esta é a vontade do meu Pai: que toda pessoa que vê o Filho e nele crê tenha a vida eterna.
Ao rezar com as palavras de Jesus, posso trazer à mente todas as vezes em que, inclusive em nome d´Ele e com argumentações falaciosas calcadas no que Ele disse, tentei cercear o convívio entre Ele e as outras pessoas. Às vezes, inclusive com o pretexto de evangelizar, cumpro o oposto da vontade do Pai: que toda pessoa veja o Filho, creia e, daí, tenha vida plena.
Nossa oração pode ser, hoje, um pedido de desculpas pelas vezes em que não apresentamos Jesus como o Bom Pastor (Jo 10, 27-30) e fazemos, assim, com que tantos se afastem. Pode ser um pedido de perdão por não apresentarmos o Pai como o pai bondoso que se adianta de braços abertos para acolher seu filho arrependido (Lc 15, 20).
Em nossa vida de missão, a oração de cada dia nos auxilie a conhecer o Pai e o Filho, o Amor que os une e nos ama, a fim de que, também conosco, não ocorra de se perder sequer um daqueles que Deus nos confia.
João Gustavo Henriques de Morais Fonseca, estudante de Direito da UFMG e membro da Família Verbum Dei de Belo Horizonte