Ao crer, crer além
14 de novembro de 2018A vinda do Reino
16 de novembro de 2018Leitura: Lucas 17,20-25
Alguns fariseus perguntaram a Jesus quando ia chegar o Reino de Deus. Ele respondeu:
— Quando o Reino de Deus chegar, não será uma coisa que se possa ver. Ninguém vai dizer: “Vejam! Está aqui” ou “Está ali”. Porque o Reino de Deus está dentro de vocês.
Então ele disse aos discípulos:
— Chegará o tempo em que vocês vão querer ver um dos dias em que o Filho do Homem já tiver chegado, mas não verão. Alguns vão dizer a vocês: “Olhem aqui” ou “Olhem ali”; porém não saiam para procurá-lo. Porque, assim como o relâmpago brilha de uma ponta do céu até a outra, assim será no dia em que o Filho do Homem vier. Mas primeiro ele precisa sofrer e ser rejeitado pelo povo de hoje.
Oração
Não haverá plantão de jornal avisando que o Reino de Deus chegou ao Japão e caminha rumo ao Brasil. Também a sua novidade não chegará para nós em uma mensagem de celular. O Reino de Deus já existe no meio de nós, porque ele chegou até nós pela existência de Jesus. Os fariseus provocaram Jesus, perguntando sobre quando o tal Reino chegaria. Foi provocação. Esses fariseus já tinham ouvido falar de Jesus, e sabiam de sua mensagem, que nitidamente se dedicava a mostrar a existência do Reino de Deus no meio de todos, a partir daquela geração. Inclusive, a energia de Jesus se concentrava em chamar todo mundo para entrar nesse Reino de Deus, requerendo para isso o desprendimento, o perdão/arrependimento, a fé e a caridade. Portanto, aqueles fariseus meio que se fingiam de bobos para reduzirem a importância do discurso de Jesus.
Agora que contemplamos essa cena, uma pergunta talvez esteja beliscando nossa mente: E eu, já tenho noção de que o Reino de Deus está próximo de mim, talvez dentro de mim? Porque pode ser que estejamos hoje como os fariseus, ignorando a Palavra de Jesus para aguardar o surgimento de um Reino mais pomposo, anunciado em trombetas. Se essa é a nossa atitude, duas coisas hoje precisam nos incomodar: 1) esse Reino alternativo não virá: Jesus inclusive nos alertou para não corrermos para um lado e para o outro atrás dele; 2) esse pensamento é próprio de quem até hoje não entendeu ou não quer entender o sentido da humanidade de Jesus.
A Palavra de Deus para o dia de hoje deve ser direcionadora da nossa vida espiritual. É Palavra que nos (re)coloca nos trilhos. Sabemos que o Reino de Deus está aqui, portanto queremos ele, logo. Rezemos para que não nos percamos.
Marcelo H. Camargos – Família Missionária Verbum Dei de BH/MG