“…E passou a lhes explicar as Escrituras”.
23 de abril de 2023Ide pelo mundo inteiro e proclamai o Evangelho a toda criatura…
25 de abril de 2023SEGUNDA-FEIRA – 24/04/2023
3ª SEMANA DA PÁSCOA – Evangelho de Jo 6,22-29
“Que devemos fazer para realizar as obras de Deus?”
Inicie com uma oração ao Espírito Santo.Procure silenciar o coração para escutar o que Jesus lhe diz. As obras de Deus é que acrediteis naquele que Ele enviou.
Leitura: O que o Texto diz?
Fazer a leitura do texto e escolher uma das frases que mais chama atenção.
A multidão, ao perceber que tanto Jesus quanto os seus discípulos não estavam ali, do outro lado do mar, perto do lugar onde tinham comido o pão, depois de Jesus ter pronunciado a ação de graças, eles entraram em outros barcos e foram a Cafarnaum, a procura de Jesus. Ao encontrá-lo, perguntaram-lhe “Rabi, quando chegaste aqui?” Jesus respondeu a eles: estais me procurando, não porque vistes sinais, mas porque comestes pão e ficastes saciados. Trabalhai não pelo alimento que perece, mas pelo alimento que permanece para a vida eterna e que o Filho do Homem vos dará, pois a este, Deus Pai o marcou com seu selo. Perguntaram então: “Que devemos fazer para praticar as obras de Deus?” Jesus respondeu. “A obra de Deus é que creiais naquele que ele enviou”.
Meditação: O que o texto diz para mim?
Leia novamente o texto na bíblia. Jesus diz que a multidão o procurava porque tinham comido pão. A procura por ele era quase uma perseguição. Eles não perceberam o milagre do pão como sinal. Com este texto inicia-se o longo sermão de Jesus sobre o pão, no qual está representado o alimento e todas as necessidades de sobrevivência. Aponta para o Cristo, para a fé e para o Reino de Deus, lugar onde somos convidados a colocar em prática as obras de Deus: crer e seguir Jesus, na solidariedade e na comunhão da vida.
Oração: O que o texto me leva a falar com Deus?
Que o Senhor nos ajude a ter esse olhar de compaixão para com os nossos irmãos, na fé. Dê graças pela presença do Senhor em sua vida. Alegre-se, pois ele caminha sempre junto de nós, se faz alimento para nosso sustento espiritual e nos orienta para bem servir aos irmãos.
Contemplação: O que o texto me leva a experimentar?
Que experiência levo dessa Palavra para a minha vida? Contemple a cena, sinta-a. Jesus, na montanha, do outro lado do mar de Tiberíades e partilhando o pão para uma multidão. Eleve sua imaginação e perceba o que Jesus fez. Ele foi para outra margem, mas a comunidade o seguiu. Eles queriam pão, mas Jesus ensinou que para além do pão que sacia a fome, necessitamos do pão que alimenta para a vida eterna.
Ação: O que o texto me pede para viver no dia-a-dia?
Após esse encontro amoroso com o Deus da Palavra que é vida, aprendi com Jesus que precisamos cuidar das pessoas, considerando todas as dimensões da pessoa humana. Que compromisso posso assumir?
Neuza Silveira de Souza. Membro da Comissão de catequese do Regional Leste II e Coordenadora do SABIC- Sec. Arquidiocesano Bíblico-Catequético de Belo Horizonte.