Se alguém me ama, guardará a minha Palavra
22 de maio de 2022“…Eu vos digo a verdade”
24 de maio de 202223 DE MAIO – 2ª feira da 6ª semana do Tempo Pascal
São João 15,26 – 16,4ª
“… que a vossa fé não seja abalada”.
Que o Santo Espírito de Deus, nos ilumine para escutar e viver a mensagem da Palavra
Mantra: A Palavra de Deus é luz, que nos guia na escuridão. É semente de paz, de justiça e perdão!
Que a tua Palavra, Senhor, renove o nosso coração,
fortifique a nossa esperança e nos faça viver como irmãos!
1) Leitura: O que o texto diz?
Jesus é puro cuidado e dedicação. Ele promete aos discípulos o Espírito da Verdade, que procede do Pai, por meio Dele, terão coragem para enfrentar as adversidades que são consequência da fidelidade ao testemunho de Jesus. Jesus lhes garante que não estarão sozinhos, para que se mantenham firmes na fé.
2) Meditação: O que o texto me diz?
A Palavra nos revela o amor e a proposta de Jesus. Através da abertura à ação do Espírito Santo é que a compreensão vai se aprimorando e a realidade vai sendo iluminada, compreendida para, consequentemente, ser testemunhada e anunciada. A força para manter firme a fé é deixar-se guiar para dentro do mistério de Deus e de Jesus é a unidade com o Espírito enviado, também a nós, hoje.
3) Oração: O que o texto me faz dizer a Deus?
No silêncio do teu coração, fale com Deus sobre como anda sua experiência de fé, está firme e com ânimo ou tem estado desanimado, descrente, distante?
Senhor, dá-me a graça…
da Fé comprometida, da abertura ao teu Espírito Divino e o discernimento da tua vontade.
Ajuda-me a ser atento(a), justo(a), alegre e portador da fé que se sustenta na graça da tua presença, mesmo em meio as adversidades. Amém
4) Contemplação: O que o texto faz em mim?
Retome a orientação de Jesus: “… que a vossa fé não seja abalada”. O Espírito de Deus age em cada um de nós, defendendo-nos de que nos afasta de Jesus e sua proposta de vida.
Pense se você está correspondendo ao projeto de Deus, que hoje, necessita de vozes que defendam uma “Economia Solidária”, que prioriza o cuidado da “Casa Comum”, o cuidado com os mais pobres, que ao contrário das polarizações e divisões, promove a “Cultura do Encontro”?
5) Ação: O que eu posso fazer a partir do texto?
O texto nos chama a caminhar firmes na fé, abertos à ação do Espírito Santo. Para isso, precisamos superar as dificuldades, desânimo… e com garra, ânimo e coragem deixar o coração bater em sintonia com o coração de Jesus, que deseja uma vida justa e digna para todos.
Que atitude concreta, o Espírito suscitou, para você colocar em prática ?
Qual desejo para a humanidade você quer que se torne realidade em nossa sociedade? Acorde a alegria, a esperança, o amor… ouça a voz do Espírito e busque tornar realidade seu desejo.
Ana Angélica Ribeiro – Comissão Bíblico-Catequética do REgional Leste 2