“No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com Deus; e a Palavra era Deus”
31 de dezembro de 2022Eu sou a voz que grita no deserto: ‘Aplainai o caminho do Senhor’
2 de janeiro de 2023Data: 01/01/23 Lc 2,16-21
Leitura: O que o texto diz
Nesse trecho do evangelho São Lucas relata a admiração e alegria dos Pastores ao verem o que aconteceu em Belém. Eles contemplaram Maria, Mãe de Deus, José e o Deus menino numa estrebaria. Então não tiveram dúvidas, saíram narrando as maravilhas que testemunharam. Louvaram e glorificaram a Deus por tudo! Maria em sua simplicidade e humildade guardava tudo no seu coração.
Meditação: O que o texto me diz
Hoje Deus quer que olhemos para a Mãe de Deus. A Mulher do Sim! A Mulher que não hesitou em responder “Eis aqui tua serva” permitindo assim, que o Plano Salvífico de Deus se concretizasse. Sem a compreensão clara do que estava por vir, guardava silenciosamente no coração todas as experiências. Em sua humildade, sabia que o SEU FILHO teria uma grande missão. Nessa cena do presépio ela também contemplava o DEUS MENINO numa manjedoura, tão frágil! Com certeza, se colocando numa escuta silenciosa, suplicava a Deus, através do Espírito Santo as orientações para cumprir uma sublime missão: SER A MÃE DE DEUS!
Os pastores, também não hesitaram ao receber a notícia desse acontecimento a tanto tempo esperado! Foram. Viram com seus próprios olhos! Compuseram a cena do presépio! Contemplaram, adoraram! Internalizaram essa grande experiência de adorar um Deus que se fez Homem! Sem dúvida, foram impelidos a anunciar “ Ele está no meio de nós!”
Quem faz a experiência do presépio, faz a experiência da Alegria!
Oração: O que o texto me faz dizer
Peçamos hoje ao Senhor a graça de não hesitarmos diante a grande notícia: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS e nos deu uma grande intercessora, MARIA SANTA MÃE DE DEUS! Para assim, com alegria e fé, viver um Novo Ano trabalhando incansavelmente pela construção da PAZ.
Contemplação: O que o texto faz em mim
A ressonância desse Evangelho nos leva a refletir: Como vivenciar a montagem do Presépio na realidade cotidiana da nossa vida. Somos capazes de, a partir dessa experiência sermos comprometidos com a mensagem da Alegria e da Paz que esse cenário da natividade de Jesus nos traz? Senão não faz sentido todo final de ano montar um Presépio e ascender inúmeras luzinhas de Natal em nossas casas! Viver essa experiência é fazer do nosso coração a manjedoura que acolhe O SALVADOR, que nasce na fragilidade de uma criança. E saber que existe na cena, uma MÃE, debruçada sobre Seu Filho (sobre todos nós, seus filhos) com um olhar amoroso e com uma força silenciosa e intercessora. Cuidando de tudo, junto de José.
Ação: O que eu posso fazer a partir do texto
Vislumbrando esse cenário, deixando nos contagiar por cada personagem, não podemos ficar indiferentes. A alegria dos pastores em anunciar! A presença marcante de profundo silêncio e contemplação da MÃE DE DEUS, cooperadora da Salvação e José, pai e protetor de um Deus tão frágil! É impossível não se comprometer! Pois vivenciar a pedagogia do presépio e acreditar que existe uma Esperança de um mundo novo, onde a PAZ Ativa pode existir e somos responsáveis por construí-la!
Hoje é o Primeiro dia do resto de nossas vidas para trabalharmos incansavelmente nesse Projeto Salvífico de Deus, CONSTRUIR UM MUNDO MELHOR. Na certeza de que não estamos sozinhos, temos José e MARIA, A SANTA MÃE DE DEUS que nos ajudam na caminhada. A partir de hoje, fazer da minha vida a grande mensagem do Presépio: ALEGRIA E PAZ!
Margareth Rosalina de Jesus – Especialista em Catequética e membro da Comissão para Animação Bíblico-Catequética do Regional Leste 2.