“Humildade do coração”
5 de dezembro de 2023“Que tipo de alicerce tem minha casa?”
7 de dezembro de 20231ª SEMANA DO ADVENTO
Quarta-feira – 06/12/23
Procure um lugar confortável, faça silêncio interior. Peça ao Espírito Santo que te acompanhe no caminho da escuta da Palavra de Deus.
Leia Mt 15,29-37 –
Leitura: O que o texto diz?
Jesus se vê cercado por uma multidão que trazia consigo coxos, aleijados, cegos, mudos e outros doentes, que foram colocados junto Dele, que os curou. O povo admirado com as curas, louvavam a Deus. Mas, Jesus, vai além, chama seus discípulos e fala de sua compaixão para com aquele povo que não tinha o que comer. Em seguida pergunta quantos pães têm e vem logo a resposta: “Sete, e alguns peixinhos”. Jesus pede a multidão que se assente, pega os pães e peixes dá graças e entrega aos discípulos, que distribuíam a todos, que comeram, ficaram saciados e com as sobras encheram 7 cestos.
Meditação: O que o texto me diz?
São tantos os ensinamentos em um trecho de apenas 9 versículos. Jesus acolhe a todos, sem exceção, vê suas necessidades e os cura. Um detalhe importante demais, não eram doenças simples, mas doenças que excluíam as pessoas, que as impediam de fazer tantas coisas. Jesus as acolhe, as resgata e oferece nova vida. E Ele ainda quer oferecer mais e ensina que o pouco partilhado, se multiplica. Não foi mágica, mas o milagre da partilha, onde oferecendo-se o que tem, vive-se a experiência de saciar a todos e poder guardar o que sobra.
Oração: O que o texto me faz dizer?
“Meu amado, Jesus, como me seduz com tudo o que fez e faz! Como seria bom se soubéssemos viver como um banquete onde todos se fartassem, conscientes de que isto é possível a partir do que oferecemos. Precisamos aprender a dar a todos a oportunidade de estarem junto a Ti. A multidão levou os excluídos e é isto que precisamos fazer: leva-los a Ti.”
Contemplação: O que o texto faz em mim?
Nos dá uma sacudida, afinal quantas pessoas necessitam de nós? Quantas pessoas precisam que as levemos até Jesus, que as apresentemos a Ele? Como temos sido “pontes” entre os necessitados e nosso amado Jesus? A necessidade de muitos pode ser saciada por nós, pela nossa atitude, pelo nosso acolher, pelo nosso partilhar. Oferecer o que temos para que a multiplicação aconteça: a multiplicação do pão e a multiplicação do resgatar, do colocar novamente no meio, do oferecer uma nova vida. Jesus teve “compaixão”, ou seja, se colocou no lugar do outro. Precisamos nos compadecer mais.
Ação: O que eu posso fazer a partir do texto?
Ter atitudes que realmente demonstrem meu amor ao próximo. Para que a vida seja um banquete é preciso que haja mais solidariedade e partilha, por isto precisamos sempre, sempre, sempre, nos colocarmos no lugar do outro, antes de qualquer palavra ou atitude, afinal fará uma imensa diferença. Precisamos oferecer mais, afinal sempre temos um pouco mais do que oferecemos. Advento: o Natal vem chegando, que tal oferecermos um pouco mais para que vidas sejam transformadas a partir de nossa solidariedade e partilha? E como diz a música: “Eu tenho certeza que a gente podia fazer com que fosse Natal todo dia”.
Suzy Aparecida Carvalho Miranda Ferreira – Diocese de Luz-MG