“De onde lhe vem essa sabedoria e esses milagres? ” Memória Litúrgica de Santo Inácio de Loyola
31 de julho de 201518º Domingo do Tempo Comum – Ano B
2 de agosto de 2015“Naquele tempo Herodes, o governador da Galileia, ouviu falar a respeito de Jesus. Então ele disse aos seus funcionários:
– Esse homem é João Batista, que foi ressuscitado. Por isso esse homem tem poder para fazer milagres.
Pois Herodes tinha mandado prender João, amarrar as suas mãos e jogá-lo na cadeia. Ele havia feito isso por causa de Herodias, esposa do seu irmão Filipe. Pois João Batista tinha dito muitas vezes a Herodes: ‘Pela nossa Lei você é proibido de casar com Herodias!’
Herodes queria matá-lo, mas tinha medo do povo, pois eles achavam que João era profeta. No dia do aniversário de Herodes, a filha de Herodias dançou diante de todos, e ele gostou tanto, que prometeu à moça:
– Juro que darei tudo o que você me pedir!
Seguindo o conselho da sua mãe, ela pediu:
– Quero a cabeça de João Batista num prato, agora mesmo!
O rei Herodes ficou triste, mas, por causa do juramento que havia feito na frente dos convidados, ordenou que o pedido da moça fosse atendido. E mandou que cortassem a cabeça de João Batista, na cadeia. Aí trouxeram a cabeça num prato, entregaram para a moça, e ela a levou para a sua mãe. Então os discípulos de João vieram, levaram o corpo dele e o sepultaram. Depois foram contar isso a Jesus.”
Na oração de hoje, vamos pedir ao Senhor que sejamos movidos pelo Seu Espírito nas escolhas da vida.
Herodes é marcado pela confusão e pela incoerência. Um judeu, mas que fere totalmente o que a Lei judaica ensina. João denuncia isto, e ele não só não acolhe a voz do profeta, como quer matá-lo. Não o faz por medo. E depois faz por vaidade, para defender a própria imagem diante de todos.
– Quais espíritos movem Herodes? Quais os seus valores? Como é a sua vida movida por isto?
Vamos contemplar, a partir do que o Evangelho nos traz. Façamos a imagem de sua vida e escolhas.
E minha vida, como é? Quais espíritos têm me movido? Quais têm sido as minhas escolhas? Quais valores elas revelam?
E Jesus em tudo isto, onde fica? Herodes contenta-se com ouvir falar sobre ele e fazer suposições a seu respeito. Eu também me contento com ouvir falar, ou busco uma experiência profunda do Senhor, que marque minha vida e oriente minhas escolhas?
Vamos pedir a Jesus que nos ensine a, no meio dos valores e contra-valores da sociedade atual, definir-nos pelo Seu caminho, movidos por Seu Espírito no concreto do dia a dia.
Tania Pulier, comunicadora social, membro da Família Missionária Verbum Dei e da pré-CVX Cardoner.