‘Somos simples servos; fizemos o que devíamos fazer’
12 de novembro de 2024“…o Reino de Deus está entre vós”
14 de novembro de 202413 de novembro, 4ª Feira da 32ª Semana do Tempo Comum.
Encontre um lugar, uma posição e um tempo para a oração.
Faça silêncio para entrar em oração.
Faça um pedido de graça: “Senhor, concede-me a graça de viver como Jesus viveu: amar, perdoar, ser fraterno…”
Leia o evangelho de Lucas 17,11-19
Leitura: o que o texto diz?
Jesus atravessa um povoado e dez leprosos vêm ao seu encontro pedindo compaixão. Jesus se compadece deles. A compaixão é aquele sentimento divino em que o sofrimento do outro passa a ser o sofrimento daquele que se compadeceu. Jesus sentiu as dores dos leprosos: a dor da exclusão e da marginalização que se desdobram em outros tipos de dores. Diante disso, ele pede que vão se apresentar ao sacerdote. Jesus os encoraja a romper as barreiras da exclusão, a ter iniciativa e quebrar os preconceitos que os mantinham afastados dos demais. Eles acreditam e obedecem. Quando obedecemos a Jesus, os males de nossa vida se dissipam.
Meditação: o que o texto me diz?
Os leprosos ficaram curados antes mesmo de chegar ao sacerdote. Porém, apenas um voltou para agradecer, e este era estrangeiro. Jesus nos liberta todos os dias de muitos males, mas poucas ou nenhuma vez lhe agradecemos. O homem que voltou para agradecer demonstrou uma libertação total, uma fé madura. Essa volta significa um compromisso assumido. A melhor maneira de agradecer a Deus e fazer a sua vontade é colocar em prática seus ensinamentos; é se comprometer com a vida.
Oração: o que o texto me faz dizer?
Converse com Deus sobre sua obediência e gratidão pela sua Palavra que liberta, cura e salva.
Peça ao Senhor, que lhe faça uma pessoa grata a cada dia, por tudo que Ele faz por você. A gratidão é importante em nossa vida! Reconhecer e ser grata(o) sempre.
Contemplação: o que o texto faz em mim?
Reflita: Você é obediente à Palavra de Deus que cura e liberta de seus males? Você tem gratidão a Deus por todo bem e graça que recebe cotidianamente? Você reconhece a bondade e compaixão do Senhor na sua vida? Qual sua atitude diante do Senhor por tudo que Ele faz por você?
Ação: como agir a partir deste evangelho?
Seja agradecido a Deus por tudo que faz em sua vida, curando e libertando, para que você tenha vida e a tenha em abundância.
Equipe Lectionautas