“…quem os praticar e ensinar será considerado grande no Reino dos Céus”.
14 de junho de 2023Vinde a mim todos vós…
16 de junho de 202315 de junho de 2023, 5ª feira, 10ª semana do Tempo Comum
Busque um lugar tranquilo que ajude a se concentrar. Escolha uma boa posição corporal. Faça silêncio interior e exterior.
Respire lentamente.
Tome consciência de que está na presença de Deus. Faça o sinal da Cruz. Peça o auxílio do Espírito Santo a fim de que a Palavra de Deus gere frutos em você.
Evangelho: Mt 5,20-26
Leitura: O que o texto diz?
Somos convidados a todo instante por Deus a cuidarmos da vida que é dom e graça. O outro é sempre o lugar da morada de Deus. Nosso cuidado com as palavras se faz necessário para não ferirmos o próximo e destruí-lo. Isso significaria que ele já está morto dentro do nosso coração.
Meditação: O que o texto me diz?
-“Se a vossa justiça não for maior que a justiça dos mestres da Lei e dos fariseus, vós não entrareis no Reino dos Céus.” É no comum da vida que somos desafiados a dar sentido às nossas ações. Sê compreensivo consigo mesmo para seres com o próximo. Tolera as fragilidades do outro para que o outro compreenda as tuas. Deixa-te conduzir pela caridade com o próximo. Não elimine de tua vida quem te traz dificuldade. Aprenda a conviver com quem suplica tua compaixão. Reconcilia-te com teu irmão. Faz da tua justiça um testemunho de pertença ao Reino de Deus.
Oração: O que o texto me faz dizer a Deus?
Converse com Deus sobre tua capacidade de ser paciente e amoroso em tuas intenções com o próximo, por mais difícil que ele pareça. A tolerância nos leva a compreender a necessidade de não eliminarmos o outro da nossa vida, mas acolhê-lo. Peça a graça da paciência e da compreensão.
Contemplação: O que Deus, através do texto, faz em mim?
Que jamais se cultive dentro do coração ódio capaz de matar quem é próximo. Que nossa língua não se entregue a ofensas capazes de ferir de morte a vida do outro. Que sejamos capazes de ser verdadeiros discípulos promovendo a vida a partir da intimidade do coração, sempre disponível a acolher o próximo, mesmo que este pareça adversário.
Ação: O que o texto me impulsiona a fazer?
És capaz de favorecer a reconciliação com teu próximo? Procuras compreender os limites e fragilidades que a outra pessoa apresenta? Consegues reconhecer-te limitado e frágil a ponto de também necessitar da compreensão dos outros? Viver a compreensão e paciência são atitudes concretas para cultivar a cada dia.
Equipe do Lectionautas.