
“Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro”
21 de setembro de 2025
22 de setembro, 2ª feira, 25ª Semana do Tempo Comum.
- Escolha um lugar apropriado para a oração e uma posição corporal que mais lhe ajude. Desligue o celular e cuide para não ser interrompido(a).
- A ambientação ajuda a rezar: disponha no espaço uma vela e a Bíblia.
- Pacifique-se através do silêncio interior e exterior. Para isso, ajuda respirar profundamente várias vezes, de maneira pausada. Talvez uma música ambiente bem baixinha ajude a criar um clima de oração. Faça o sinal da Cruz.
- Tome consciência de que você está acolhendo a presença de Deus como amigo; invoque sempre o Espírito Santo para que ele te conduza nos passos da Palavra.
- Permita que o evangelho de hoje ilumine o seu dia e te ajude a viver o que a Palavra te propõe.
Leia do Evangelho de Lucas 8,16-18
Leitura: O que o texto diz?
Na sequência da “parábola do semeador”, o evangelista Lucas apresenta Jesus narrando uma pequena parábola sobre a lâmpada que ilumina a casa. Esta fonte de luz não deve ser posta sob uma vasilha ou debaixo da cama, pois assim não realizará o efeito esperado, não iluminará. Com isso, Jesus chama atenção para o que está escondido e que, na realidade, deve ser manifestado a todos. Fazendo a ligação com a parábola do semeador, o Mestre chama a atenção para a forma como se escuta a Palavra de Deus e para os frutos que essa escuta deve produzir.
Meditação: O que o texto me diz?
A semente não é lançada à terra simplesmente para lá ficar, assim com a lâmpada não é acesa apenas para consumir o seu combustível. Frutificar e iluminar são os objetivos. Nesse sentido, o terreno em que semeia e o lugar onde se coloca a lâmpada são muito relevantes. Por isso é preciso prestar atenção à maneira como ouvimos a Palavra de Deus, não se trata apenas de ouvir por curiosidade ou para saber mais para si. À escuta deve se seguir a ação transformada pela mensagem que foi acolhida. Caso contrário será como semear no asfalto ou acender a luz debaixo da cama.
Oração – O que o texto me leva a dizer a Deus?
Peça ao Senhor que te ajude a assumir o caminho da Palavra: dos ouvidos ao coração e do coração às mãos. Que tua escuta não seja surda e estéril, mas que irradie, como um farol, a vida da comunidade e da sociedade.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
Você se sente responsável por falar da sua fé aos que a não têm? Você tem conseguido partilhar este tesouro?
Ação: O que o texto me leva a fazer?
” Prestai atenção à maneira como vós ouvis!” diz Jesus no evangelho de hoje. Jesus quer mais uma vez nos convidar a sermos como Ele: Palavra Viva. Nossas ações devem ser ações evangelizadoras a ponto de nos tornarmos Evangelho Vivo em nosso cotidiano.