“Os ensinos do Senhor são certos e alegram o coração.”
4 de março de 2018“Perdoou a dívida e deixou que ele fosse embora”
6 de março de 2018
Evangelho – Lc 4,24-30
24E continuou:
— Eu afirmo a vocês que isto é verdade: nenhum profeta é bem-recebido na sua própria terra. 25Eu digo a vocês que, de fato, havia muitas viúvas em Israel no tempo do profeta Elias, quando não choveu durante três anos e meio, e houve uma grande fome em toda aquela terra. 26Porém Deus não enviou Elias a nenhuma das viúvas que viviam em Israel, mas somente a uma viúva que morava em Sarepta, perto de Sidom. 27Havia também muitos leprosos em Israel no tempo do profeta Eliseu, mas nenhum deles foi curado. Só Naamã, o sírio, foi curado.
28Quando ouviram isso, todos os que estavam na sinagoga ficaram com muita raiva. 29Então se levantaram, arrastaram Jesus para fora da cidade e o levaram até o alto do monte onde a cidade estava construída, para o jogar dali abaixo. 30Mas ele passou pelo meio da multidão e foi embora.
Vemos no texto de hoje Jesus criticar muitos do que se aproximavam dele ao dizer que “nenhum profeta é bem-recebido na sua própria terra”. Fica a impressão de que aquelas pessoas que o cercavam esperavam pela realização de algum milagre para acreditarem na autenticidade do caráter divino de Jesus.
No trecho que antecede o evangelho de hoje, Jesus sugere que essas pessoas esperavam dele as ações miraculosas que sabiam ter Ele realizado em Cafarnaum. Estavam admiradas com o que ouviam de Jesus, mas não conseguiam ver nada de especial no filho de José, o carpinteiro.
A negativa de Jesus quanto aos milagres esperados leva seus ouvintes a O verem como impostou e a expulsarem-no de sua cidade.
Algumas perguntas que podem nos ajudar a refletir hoje:
- consigo perceber quando Jesus se aproxima de mim no meu dia a dia ou faço como as pessoas do evangelho de hoje: desvalorizo-o porque Ele não me concede aquilo de que preciso?
- a minha adesão por Jesus está condicionada à realizações dEle em minha vida?
- a minha aproximação de Jesus acontece motivada por algum pedido que tenho a fazer a Ele?
Hoje eu me coloco no lugar daquelas pessoas com dificuldade de seguir Jesus. Muitas vezes, sinto minha fé enfraquecida quando algo de que necessito em minha vida demora demais para acontecer, sinto como se Deus tivesse se esquecido do quão importante era o meu pedido. Rezo hoje pelo amadurecimento de minha fé e pelo meu relacionamento com Deus. Que, ao invés de esperar dele ações pontuais, numa relação utilitária, eu consiga estar com Ele em meu coração como Grande Companheiro, Grande Mestre em minha vida.
Amém!
Ana Paula Ferreira – Família Missionária Verbum Dei – Belo Horizonte