“Tenho compaixão da multidão”
2 de dezembro de 2020“Tem piedade de nós, filho do Davi!”
4 de dezembro de 2020Quinta-feira, 03 de dezembro de 2020.
Mt 7, 21.24-27 – Praticar a vontade do Pai
- Leitura: O que o texto diz?
Jesus ensina aos discípulos que não basta dizer ’Senhor, Senhor’ para entrar no Reino dos Céus, mas é preciso praticar a vontade do Pai. Então apresenta o exemplo da pessoa que constrói a casa sobre a rocha, isto é, ouve a Palavra do Senhor e a coloca em prática: apesar de todos os desafios que poderão vir, a casa permanecerá de pé, ao contrário da casa construída sobre a areia por aquele que ouve a Palavra e não a pratica; essa casa desabará com facilidade.
- Meditação: O que o texto me diz?
A vida cristã implica num modo de conduzir a existência alicerçado na Palavra de Deus. Não é uma fé apenas da ‘boca para fora’, sem coerência entre falar e agir. Mas é uma fé que provém da escuta do Senhor, reconhecendo que sua Palavra faz sentido e dá sentido a todas as coisas. Será que temos disponibilizado tempo necessário em nosso cotidiano para ouvir a Palavra de Deus?
A nossa casa só estará alicerçada na rocha que é o Senhor na medida em que colocarmos em prática, a cada dia, seus ensinamentos. Ninguém está livre de passar pelos desafios da vida. A chuva, as enchentes, os ventos atingem todos nós. O que faz a diferença ao enfrentar esses desafios é estarmos ancorados em Deus, termos nossa vida alicerçada nele. O que temos feito para alicerçar nossa vida em Deus?
- Oração: O que o texto me faz dizer a Deus?
Senhor, dá-nos a perseverança na vivência de tua Palavra. Que a cada dia busquemos mergulhar em ti, abertos à escuta de tua Palavra, para que seja ela a direcionar nosso agir. Que nossos atos sejam movidos pela Tua Palavra viva. Envia-nos o Espírito Santo para que ele nos ajude a termos coerência entre a fé e a vida.
- Contemplação: O que Deus, através do texto, faz em mim?
“Tua Palavra é lâmpada para os meus pés, e luz para o meu caminho” (Salmo 119, 105).
Deus me desperta um amor cada vez maior pela Palavra. Somente alicerçados nela seremos capazes de enfrentar os desafios da vida em pé, como Maria aos pés da cruz. Contemplar a ação de Deus em Maria me faz perceber o grande exemplo da discípula fiel, que soube construir a vida sobre a rocha.
- Ação: O que o texto me impulsiona a fazer?
Guardar a Palavra no coração e colocá-la em prática é o grande propósito de hoje. Além disso, a Palavra me impulsiona a buscar coerência entre fé e vida, assumindo o desafio de permanecer em pé nas dificuldades, alicerçada no Senhor. Observar o exemplo de Maria e dos santos vai ajudar na concretização desses propósitos.
– Flávia Carla Nascimento (Instituto Secular Servas de Jesus Sacerdote) – coordenadora Diocesana da Animação Bíblico-Catequética da Diocese de Ponta Grossa (PR) e integrante da Equipe Regional da Animação Bíblico-Catequética do Regional Sul II.