“Tu és o Filho de Deus, o Rei de Israel”
24 de agosto de 2020Combater a injustiça e a hipocresia
26 de agosto de 202025/08/20 (terça da 21ª do Tempo Comum): Mt 23,23-26 – Praticar a justiça, a misericórdia e a fidelidade
Leitura: O que o texto diz?
Inicie sua oração pedindo ao Senhor que o conduza nesta leitura. Com muita atenção leia Mt 23,23-26. Jesus está exortando os mestres da lei e os fariseus. Perceba o tom enérgico do Mestre, indignado com a hipocrisia que tem observado na vida daqueles que são tidos como exemplos para Israel. Eles parecem ser fieis aos detalhes da lei, mas deixam de lado os ensinamentos mais importantes, como a justiça, a misericórdia e a fidelidade. Esses termos constantemente aparecem juntos nas Escrituras e retratam o que é mais essencial de Deus. É preciso ser fiel aos detalhes da lei, mas jamais esquecer daquilo que é essencial. Por isso devem ser prioridade na observância da Lei.
Meditação: O que o texto me diz?
As palavras de Jesus foram duras. Ele aponta com detalhes o que os mestres da lei e os fariseus praticam, e ao mesmo tempo exorta-os a uma profunda conversão interior. Estando nessa cena e ouvindo tudo isso, observe como essas palavras inquietam seu coração. Tenho vivido uma fé superficial focada somente nas práticas devocionais e esquecido aquilo que é essencial como o amor, a justiça e a misericórdia? Consigo identificar alguma atitude de hipocrisia que precisa ser mudada para testemunhar uma fé autêntica e comprometida com o Reino de Deus?
Oração: O que o texto me faz dizer?
Jesus procura abrir os olhos daqueles que são exemplo de fé. Permita que também Ele abra os seus. Apresente sem medo aquilo que você tem vivido. Quais práticas devocionais têm marcado sua caminhada? O que elas poderiam ajudar para que de fato você mergulhe profundamente na fidelidade a Deus, praticando sua justiça e sua misericórdia? Apresente seu coração a Deus para que o transformando, não se instalem nele: a hipocrisia, o medo, a cobiça, o roubo e tantos males.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
A Palavra tem o poder de transformar e abrir nossos olhos para a verdade. Contemple aquilo que o Senhor inquietou e transformou em você. Silencie e deixe que essa ação divina ilumine seu coração. Não há mais lugar para hipocrisia, mas vai se instalando nele aquilo que é mais essencial na fé.
Ação: O que a Palavra me pede para viver no dia-a-dia?
O mundo, e sobretudo, nosso país é marcado pela hipocrisia. Diversas práticas religiosas revelam o quanto se é religioso. Porém, a corrupção, a violência, a fome e tantas mazelas fazem questionar até que ponto se segue profundamente a Boa-Nova de Jesus que prega a justiça, o amor, a misericórdia e a fidelidade. Estamos imersos nesse ambiente hostil, mas somos chamados a seguir a Palavra de Deus e fazer diferente. Temos nos esforçado para isso? Que atitudes incoerentes precisam ser banidas em nossa vida? Que lição devemos deixar aos nossos filhos para que propagem e formem uma geração que testemunha uma fé autêntica?
Pe. Jackson Câmara Silva, INJ
*Membro do Instituto Religioso Nova Jerusalém. Vigário da Paróquia São José – Vespasiano-MG, Brasil. Mestre em teologia sistemática pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE).