“Tenho ainda muitas coisas a dizer-vos…”
17 de maio de 2023A vossa tristeza se transformará em alegria…
19 de maio de 202318 de maio de 2023 – Quinta-feira
Evangelho – João 16,16-20
Leitura: O que o texto diz
Jesus fala aos discípulos que têm dificuldade para compreender o que ele diz. A missão de Jesus o leva ao julgamento e à condenação e é certo que a comunidade cristã ficará com medo. Porém, esta tristeza e desesperança não durará para sempre, porque Cristo ressuscitado estará com os discípulos para sempre. Jesus vai para junto do Pai e permanece conosco, nos guiando e nos acompanhando.
Meditação: O que o texto me diz
Que o amor e o cuidado de Deus para conosco é algo imensurável e que necessitamos da ajuda do Espírito Santo para compreendermos o sentido de nossas vidas e de todas as coisas. Todo tempo Ele nos mostra e ensina como devemos agir e o que devemos esperar em nossa caminhada. Ele reforça a certeza de que mesmo diante dos maiores obstáculos, Ele está e estará conosco, sempre. E que se tivermos atentos e observarmos a Sua palavra, a paz é certa e a salvação se concretizará.
Oração: O que o texto me faz dizer
Senhor, obrigada por não nos ter abandonado quando foi ficar ao lado do Pai.
Obrigada por nos ter deixado o Espírito Santo que nos orienta e nos ajuda a compreender tudo que nos acontece e que está a nossa volta.
Obrigada por nos ensinar e nos fazer entender que tudo na vida passa e que a esperança e a fé em Jesus devem nos mover e sustentar quando não entendemos o porquê das coisas que acontecerem conosco.
Obrigada pelo Espírito Santo nos iluminar nos momentos em que ficamos tristes, desesperados, com medo diante de acontecimentos que nos paralisam.
Obrigada por, através do Espírito Santo, conseguirmos a luz necessária para compreensão de tudo.
Contemplação: O que o texto faz em mim
O texto me faz refletir sobre a existência da fé e da esperança que movem nossos corações quando nos deixamos guiar pelo poder do Espírito Santo. É Ele que nos convence de que nada do que vivemos na terra será em vão em nossa caminhada ao reino dos céus. Faz pensar que não preciso ter medo das coisas que acontecem comigo, pois o meu planejamento de vida não é melhor do que o de Deus. O texto também suscita em mim a certeza de que o Pai não quer que eu e nem ninguém se perca ao longo da jornada e, o tempo todo Ele tudo faz para a minha e a nossa salvação.
Ação: O que eu posso fazer a partir do Evangelho
Abrir o coração para abrigar a manifestação do Espírito de Deus.
Acolher a palavra de Jesus com fé e esperança, na certeza de que a tristeza, aflição, o medo, as dores de hoje, colocados nas mãos do Deus, serão transformados em alegria, amanhã.
Desenvolver a paciência e a sabedoria sempre que a tribulação se apresentar, crendo fortemente que o bom e o bem virão. Que tudo passa.
Enfim, preciso confiar nas promessas de Jesus de todo meu coração e alma.
Margareth Rosalina de Jesus – membro da Comissão para Animação Bíblico-Catequética do Regional Leste 2