À mesa com os pecadores
21 de setembro de 2017Parábola do Semeador (Lc 8, 4-15)
23 de setembro de 2017Lc 8, 4 -15
Uma grande multidão, vinda de várias cidades, veio ver Jesus. Quando todos estavam reunidos, ele contou esta parábola:
_ Certo homem saiu para semear. E, quando estava espalhando as sementes, algumas caíram na beira do caminho, onde foram pisadas pelas pessoas e comidas pelos passarinhos. Outras sementes caíram num lugar onde havia muitas pedras, e, quando começaram a brotar, as plantas secaram porque não havia umidade. Outra parte caiu no meio de espinhos, que cresceram junto com as plantas e as sufocaram. Mas algumas sementes caíram em terra boa. As plantas cresceram e produziram cem grãos para cada semente.
E Jesus terminou, dizendo:
_ Quem quiser ouvir, que ouça!
Os discípulos de Jesus perguntaram o que ele queria dizer com essa parábola. Jesus respondeu:
_ A vocês Deus mostra os segredos do seu Reino. Mas aos outros tudo é ensinado por meio de parábolas, para que olhem e não enxerguem nada e para que escutem e não entendam.
_ O que essa parábola quer dizer é o seguinte: a semente é a mensagem de Deus. As sementes que caíram na beira do caminho são as pessoas que ouvem a mensagem. Porém, o Diabo chega e tira a mensagem do coração delas para que não creiam e não sejam salvas. As sementes que caíram onde havia muitas pedras são as pessoas que ouvem a mensagem e a recebem com muita alegria. Elas não têm raízes e por isso creem somente por algum tempo; e, quando chega a tentação, abandonam tudo. As sementes que caíram no meio dos espinhos são as pessoas que ouvem a mensagem. Porém as preocupações, as riquezas e os prazeres desta vida aumentam e sufocam essas pessoas. Por isso os frutos que elas produzem nunca amadurecem. E as sementes que caíram em terra boa são aquelas pessoas que ouvem e guardam a mensagem no seu coração bom e obediente, e, porque são fieis, produzem frutos.
Oração: Que a Palavra de Deus alcance-nos e dê muitos frutos.
A passagem de hoje já nos é conhecida mas, em cada momento das nossas vidas podemos compreendê-la de modo diferente. Interessante é acompanhar a explicação que Jesus dá aos discípulos. Como eles, muitos de nós também não compreendemos a parábola totalmente. A semente é a própria mensagem de Deus. Ele a lança a todos os lugares, em todo tipo de solo, ou seja a todo tipo de pessoa. Cada um recebe e acolhe essa semente de modo diferente. Há aqueles que não retém a palavra porque optam por permanecer na superficialidade, não se deixam envolver, serem tocados por ela. Há também os que acolhem a palavra com grande alegria mas não cuidam. Se esquecem de irriga-la, logo caem em tentação e abandonam-a. Existem ainda aqueles que recebem a palavra em meio a espinhos mas se deixam dispersar pelos problemas e preocupações e acabam por abandoná-la também. São pessoas que não avançam na fé. Mas há aqueles que ouvem, guardam e meditam a palavra. São obedientes a ela e, por isso geram muitos e muitos frutos.
Hoje somos chamados a refletir a partir da Palavra. Procurar identificar: que momento estou vivendo? Qual é o tipo de solo sou atualmente? Como recebo e acolho a Palavra? Ela tem gerado frutos?
Vivemos em tempos efêmeros. Tempo fast food. Vivemos ligeiramente, sem olhar para os lados, sem o olhar olho no olho, sem o tocar ou o ouvir o outro. Andamos praticamente condicionados como se incorporássemos um robô. Automatizamos tudo o que for possível. Como adquirir a habilidade de conviver em harmonia com o outro que é o meu e que são os nossos irmãos? Como desfrutar do tempo com o ele(s)? Como intensificar esse tempo que nos foge pelas mãos diariamente? Deus tem muito a falar-nos.
Que Ele nos ajude a OUVIR, GUARDAR E MEDITAR A PALAVRA, para que possamos recuperar, na íntegra as nossas capacidades sensoriais. Que possamos deixar-nos envolver pela Palavra, sentir a graça de sermos FILHOS DE DEUS, e assim sermos capazes de AMAR verdadeiramente, gerando cem frutos a cada semente.
Um excelente e abençoado dia para todos. Que nosso amado Deus acompanhe-nos. Amém.
Norma Parreiras da Silva – Família Missionária Verbum Dei – BH