“Sua língua se soltou e ele começou a louvar a Deus”
23 de dezembro de 2023“E a Palavra se fez carne e habitou entre nós”
25 de dezembro de 202324 de dezembro, 4º Domingo do Advento.
Procure um lugar tranquilo, faça silêncio interior. Respire profundamente.
Invoque o Espírito Santo e peça que Ele conduza tua oração.
Leia Lc 1,26-38
Leitura: o que o texto diz?
Surpreendida pelo Anjo Gabriel, Maria recebe de Deus a missão de ser a mãe de Jesus. Daquela jovem, viria o Salvador do mundo, o Santo, o Filho de Deus. Sua pergunta “Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?” (v.34) é pertinente, mas não duvidosa, e sua resposta é repleta de firmeza e coragem “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!” (v.38). Não somente ela, mas também sua prima Izabel fora alvo das surpresas divinas, mesmo de idade avançada aguardava a chegada de seu filho, porque para Deus não existe o impossível. Releia o texto com atenção, observe cada palavra afim, de compreender com clareza o que diz o texto.
Meditação: o que o texto me diz?
Por meio de Maria, Deus se antecipa em seu amor pela humanidade. Ele foi em busca de uma jovem para que topasse com seu plano, afim de direcionar ao gênero humano a salvação e seu poder. A obediência de Maria ao dizer sim, revela que Deus está sempre disposto a amar ainda que isso seja impossível aos olhos humanos. A partir deste evangelho, reflita: de que modo você tem correspondido ao chamado de Deus? Como sua vida pode ser, a exemplo de Maria, uma responda ao amor de Deus que se antecipa?
Oração: o que o texto me faz dizer a Deus?
Certamente a resposta de Maria, partiu de sua experiência profunda com Deus. A falta de intimidade com Deus é um abismo que nos impede de corresponder a sua vontade. Por isso, reserve este momento para pedir a Jesus que sua busca por ele seja constante, que seu coração deseje ardentemente está unido ao dele todos os dias e em todas as circunstâncias, e ainda que haja dúvidas a respeito do que ele deseja realizar em sua vida, você seja constante e corajoso e siga confiante. Que não existam abismos, mas que sua amizade com Deus se faça na realidade diária e te faça verdadeiramente comprometido com Ele.
Contemplação: o que Deus, através do texto faz em mim?
Sem muitas palavras, movido apenas por um silêncio contemplativo, deleite-se com tudo que o evangelho de hoje realizou em você. Os pensamentos que foram suscitados, os sentimentos, os propósitos e sobretudo, o amor que você provou ao mergulhar no texto sagrado.
Ação: que gestos concretos a Palavra de Deus te impulsiona a fazer?
A conclusão desta lectio na verdade trata-se de um reinício, visto que a experiência com a Palavra nos convoca aos recomeços. Nesse sentido, coloque-se diante de Deus e da sua realidade pessoal, e pergunte-se: de que modo posso concretizar essa Palavra na minha vida hoje? Que atitudes podem ser valiosas e decisivas no seu relacionamento com Deus? Revisitando mais uma vez o evangelho, observe a postura e a resposta decidida de Maria e espelhe-se para que você possa traçar propósitos concretos no seu relacionamento com Deus.
Kelviane Pontes Vieira
Leiga consagrada da Nova Jerusalém; Formada em Serviço Social – UECE; Especialista em Bíblia- Faculdade Católica de Fortaleza; Residente em Maracanaú-Ce.