
“Levanta-te e vai! Tua fé te salvou”.
12 de novembro de 2025
13 de novembro, 5ª feira, 32ª semana do Tempo Comum.
- Escolha um lugar apropriado para a oração e uma posição corporal que mais lhe ajude. Desligue o celular e cuide para não ser interrompido(a).
- A ambientação ajuda a rezar: disponha no espaço uma vela e a Bíblia.
- Pacifique-se através do silêncio interior e exterior. Para isso, ajuda respirar profundamente várias vezes, de maneira pausada. Talvez uma música ambiente bem baixinha ajude a criar um clima de oração. Faça o sinal da Cruz.
- Tome consciência de que você está acolhendo a presença de Deus como amigo; invoque sempre o Espírito Santo para que ele te conduza nos passos da Palavra.
- Permita que o evangelho de hoje ilumine o seu dia e te ajude a viver o que a Palavra te propõe.
Leia do Evangelho de Lucas 17,20-25
Leitura: O que o texto diz?
No evangelho de hoje Jesus ensina sobre o Reino de Deus, que não é uma nova instituição a ser imposta e que vai substituir o Império romano daquele tempo. O Reino de Deus é uma nova realidade no modo de ser e agir, que começa de dentro, a partir do coração humano.
Meditação: O que o texto me diz?
Jesus não faz explicações complicadas sobre o Reino de Deus. Muitas vezes usa parábolas comparativas. Sua pregação indica que o Reino de Deus não é uma nova doutrina religiosa que precisa ser impressa na mente das pessoas. Tampouco seria uma nova regra de moral e costumes para se somar às infinitas normas de pureza e dietas alimentares dos judeus. Por isso Jesus diz, no anúncio central de sua pregação, que o Reino de Deus está aqui, está no meio de nós. Os fariseus não entenderam a resposta, pois no horizonte de visão deles o Reino de Deus viria triunfalmente para guerrear contra o poder do Império romano e o messias reinaria à moda dos antigos reis de Israel.
Oração – O que o texto me leva a dizer a Deus?
Peça ao Senhor que o Seu Reino transforme a tua vida e a face da terra! Peça para que a justiça, a verdade e a paz reinem em nosso meio e não o ódio, a intolerância e a discórdia. Tenhamos coragem de fazer crescer o Seu Reino!
Contemplação: O que o texto faz em mim?
Toma consciência de que o Reino de Deus acontece na sua vida trazendo transformações e mudanças em teu coração. Em que medida você tem se empenhado em testemunhar este Reino, naquilo que é e naquilo que faz? Como você o anuncia? Como se relaciona com este Reino que passa pelo sofrimento e pela rejeição?
Ação: O que o texto me leva a fazer?
“…porque o Reino de Deus está entre vós”, diz Jesus. O Reino de Deus é um acontecimento. E nesse reinado o rei é diferente, lava os pés dos seus seguidores e cuida deles. Que possamos aprender com Ele, a construir desde já um reino de paz, justiça e solidariedade entre nós.



