‘Vamos para a outra margem!’
1 de fevereiro de 2025Anuncia-lhes tudo o que o Senhor fez por ti…
3 de fevereiro de 202502 de Fevereiro, Domingo, Festa da apresentação do Senhor
Encontre um lugar, uma posição e um tempo para a oração.
Permita que o evangelho de hoje ilumine o seu dia e provoque em você uma busca sincera e constante de Deus.
Peça ao Espírito Santo que te conduza nos caminhos da Palavra.
Leia o evangelho de Lucas 2,22-32
Leitura: o que o texto diz?
No evangelho um casal e um recém-nascido vão à Cidade Santa para oferecer, em agradecimento, a oferta dos pobres (duas pombas) e seu bem mais precioso: uma criança! Eles vão para a casa de Deus, mas é o Senhor que virá ao seu encontro por meio de duas criaturas mergulhadas na vida e no Espírito, dois anciãos, Simeão e Ana, olhos cansados da velhice e jovens corações que reconhecem a salvação.
Meditação: o que o texto me diz?
Aqueles que acolhem a Jesus e o reconhecem como Enviado de Deus são dois anciãos, de fé simples e coração aberto, que viveram sua longa vida esperando a salvação de Deus. O ancião se chama Simeão (“o Senhor escutou”), a anciã se chama Ana (“agraciada”). Eles representam tantas pessoas de fé simples que, em todos os povos de todos os tempos, vivem com sua confiança centrada em Deus. São idosos que sustentam em seus braços o novo que começa; esquecem a nostalgia do passado, sorriem e cantam o nascimento do novo. Mesmo com sua visão limitada, são capazes de ver e reconhecer as surpresas e as maravilhas de Deus.
Oração: o que o texto me faz dizer a Deus?
Peça ao Senhor Deus de paciência e bondade, que te ajude a viver mais devagar, sem pressa, vivendo com mais sentido e profundidade. Peça ao Senhor que faça de nós homens e mulheres que sabem viver de maneira mais sossegada cada experiência e cada encontro.
Contemplação: o que o texto faz em mim?
Dois anciãos esperaram a vida inteira para ver a salvação e a reconhecem no Menino Jesus. A velhice do mundo acolhe em seus braços a juventude eterna de Deus! Que esperanças alimentam sua vida, neste momento e num contexto social tão marcado por divisões, conflitos, ódios?
Ação: como agir a partir deste evangelho?
O velho Simeão e a profetisa Ana, a quem o evangelista Lucas nos apresenta esperando toda sua vida pela chegada do Messias e glorificando a Deus por tê-lo encontrado em seus últimos dias, nos oferecem a sabedoria do saber esperar. A imagem que o evangelista nos dá deles é que ficaram sumamente recompensados por terem passado a vida inteira à espera e que, como a espera não foi frustrada, mas premiada de maneira abundante, sua alegria se transbordou no louvor e no agradecimento.
Equipe Lectionautas