
Segue-me!
30 de junho de 2025
1º de julho, 3ª feira, 13ª Semana do Tempo Comum
- Escolha um lugar apropriado para a oração e uma posição corporal que mais lhe ajude. Desligue o celular e cuide para não ser interrompido(a).
- A ambientação ajuda a rezar: disponha no espaço uma vela e a Bíblia.
- Pacifique-se através do silêncio interior e exterior. Para isso, ajuda respirar profundamente várias vezes, de maneira pausada. Talvez uma música ambiente bem baixinha ajude a criar um clima de oração. Faça o sinal da Cruz.
- Tome consciência de que você está acolhendo a presença de Deus como amigo; invoque sempre o Espírito Santo para que ele te conduza nos passos da Palavra.
- Permita que o evangelho de hoje ilumine o seu dia e te ajude a viver o que a Palavra te propõe.
Leia do Evangelho de Mateus 8,18-22
Leitura: O que o texto diz?
Os discípulos tinham uma fé pequena. Ela não bastava para enfrentar a tempestade com confiança. Mas bastava para acordar Jesus e para lhe dizer: Salva-nos! E eles experimentaram que seu Senhor era também Senhor da tempestade. Foi uma experiência que lhes tinha faltado e que eles precisavam fazer. A tempestade faz parte, ao que tudo indica, da aprendizagem dos discípulos de Jesus.
Meditação: O que o texto me diz?
Inúmeras vezes a falta de fé nos paralisa, nos impossibilita de crer em nós mesmos e na providência de Deus. O medo é uma condição natural e humana, que nos faz preservar do mal e do sofrimento. Contudo, precisamos superar a falta de fé que o medo faz crescer em nós.
Oração – O que o texto me leva a dizer a Deus?
Senhor, perdoa-nos toda a falsa confiança que temos em nós mesmos. Perdoa-nos toda a segurança orgulhosa, que nos fez dispensar tua ajuda. Se a tempestade nos angustiar, se o barco de nossa vida ameaçar afundar — que então saibamos recorrer a ti, nosso único Salvador. E que o saibamos fazer também em tempo de bonança. Faz crescer a nossa fé tão pequena e mesquinha. Faz crescer nossa confiança em teu amor. Tu és o Senhor da tempestade.
Louvado seja o teu nome! Amém.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
Que nos impede a clamar por Jesus, ao notarmos que não conseguiremos enfrentar a tempestade sozinhos?
Ação: O que o texto me leva a fazer?
Vai haver tempestade também em nossa vida. Vai haver tempestade na vida da Igreja. Vai haver tempestade no mundo. A mensagem simples e clara de nosso texto bíblico é que, em meio à tempestade, clamemos pelo Salvador. Que acordemos Jesus para falar com ele, face a face. A promissão de nossa mensagem de hoje é que em meio à tempestade haverá paz — onde o Senhor for acordado, onde ele for reconhecido e aceito como Salvador.”
– Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Equipe Lectionautas